Locus  

Browsing Matemática - Mestrado Profissional by Title

Browsing Matemática - Mestrado Profissional by Title

Sort by: Order: Results:

  • Guimarães, Viviane Guerra; http://lattes.cnpq.br/1799449930048678 (Universidade Federal de Viçosa, 2015-04-07)
    Nesta dissertação elaboramos uma proposta de atividade educacional que envolve o ensino da Geometria Plana através de recursos manipuláveis. O trabalho consta de revisão bibliográfica, apresentando a proposta de ensino do ...
  • Oliveira, Gleisiani de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3583548166755840 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-06-09)
    Este trabalho consiste em apresentar uma proposta para o ensino de análise combinatória, utilizando um método de classificação de problemas. Este método deve auxiliar os alunos do ensino médio a identificar e diferenciar ...
  • Arruda, Alexandre Goulart; http://lattes.cnpq.br/1300293912550457 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-08-12)
    O presente trabalho tem como objetivo apontar as semelhanças, diferenças, e relações existentes entre progressão geométrica, juros compostos e função exponencial no que se refere ao ensino desses conteúdos, através da ...
  • Souto, Eduardo Filipe de Miranda; http://lattes.cnpq.br/0640834292176233 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-14)
    Este trabalho aborda conceitos de Sequências Numéricas, Progressões Aritméticas e Geométricas. É apresentado um questionário de verificação de conhecimento prévio, essencial para o estudo, e uma proposta de Ensino de ...
  • Augusto, Cristiano Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/7068610596543305 (Universidade Federal de Viçosa, 2019-04-11)
    Neste trabalho discutiu-se a resolubilidade das equações algébricas com coeficientes reais de grau menor ou a igual a quatro, as relações existentes entre coeficientes e raízes das equações gerais, o Teorema Fundamental ...
  • Sousa, Natalia Goncalves de (Universidade Federal de Viçosa, 2018-11-23)
    Este trabalho, abordará o tema estatística no Ensino Médio, contribuindo para o entendimento das relações entre a Estatística estudada do ensino médio e sua grande aplicação no cotidiano. Sua elaboração foi fundamentada ...
  • Marcelino, Alcione Ludgério (Universidade Federal de Viçosa, 2018-06-29)
    O Ensino da Matemática, de acordo com a realidade brasileira, requer uma atenção especial aos conteúdos básicos. Segundo Boulos (2001), “[...]a compreensão de determinadas disciplinas fica prejudicada pela falta de ...
  • Cruz, Marcelo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2016518214986812 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-03-18)
    Neste trabalho foi feito um estudo do ensino de funções reais nas escolas de Piranga-MG, apresentando algumas dificuldades e deficiências do processo ensino-aprendizagem através de um questionário respondido pelos professores ...
  • Mota, Ayrton Pereira da; http://lattes.cnpq.br/2158457815879190 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2014-04-04)
    Este trabalho aborda o Teorema de Euler para poliedros. Apresentamos fatos históricos relacionados ao Teorema de Euler, algumas demonstrações do teorema e uma noção da característica de Euler-Poincaré. Apresentamos também ...
  • Gomes, Márcio Roberto (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-04-10)
    O objetivo deste trabalho é dar um enfoque mais geométrico na introdução dos números complexos, de forma a torná-los mais compreensíveis e eliminando a ideia de números estranhos e de difícil compreensão.Para alcançar tal ...
  • Domingos Neto, Silvino; http://lattes.cnpq.br/7075003735929588 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2014-03-17)
    O presente trabalho abordou o tema ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Teve como foco atividades de matemática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que investiga a ...
  • Mileno, Evandro (Universidade Federal de Viçosa, 2015-12-14)
    O conteúdo funções é um dos mais importantes da matemática e esta presente no cotidiano de todas as pessoas, seja de forma direta ou indireta. Estes, dentre outros fatores justifica a presenga deste conteúdo na grade ...
  • Lopes Júnior, Geraldo; http://lattes.cnpq.br/5304907367743527 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-03-18)
    O ensino de funções, por ser um dos alicerces da matemática, ocupa boa parte da grade curricular, principalmente do ensino médio. Uma estratégia que permite agilizar a construção do conhecimento relacionado a este tema é ...
  • Chaves, Juliana de Oliveira (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-02-20)
    Esta dissertação tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o ensino de Geometria Espacial nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, apresentamos algumas motivações históricas do desenvolvimento da Geometria e ...
  • Batista, Pollyanna Débora da Silva (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-26)
    Durante centenas de anos vários matemáticos se debruçaram sobre o problema de obter o postulado 5 de Euclides (ou postulado das paralelas) a partir dos demais. János Bolyai (1802-1860) e Nikolai Lobachevsky (1792-1856) ...
  • Carvalho, Gracielle Simões de; http://lattes.cnpq.br/8141246561026185 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-08-07)
    O presente trabalho expõe um estudo sobre as Geometrias Não Euclidianas, especialmente da Geometria Esférica, objetivando apresentar uma proposta de sua inserção no ensino básico. Em um primeiro momento, apresentamos uma ...
  • Fonseca, Thiago Silveira da (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-28)
    Pesquisa desenvolvida a partir das noções sobre grafos, grafos eulerianos, árvores, emparelhamentos em grafos, grafos planares e coloração. Foram abordados alguns dos principais teoremas e lemas, bem como imagens e exemplos ...
  • Nogueira Júnior, Dárcio Costa; http://lattes.cnpq.br/2503043992235780 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-22)
    A Teoria dos Grafos está associada a situações que podem ser descritas por meio de diagramas representados por um conjunto de pontos (vértices) e linhas que ligam alguns pares destes pontos (arestas). Seu inı́cio remonta ...
  • Rocha, Vicente Geraldo da; http://lattes.cnpq.br/0689473525501894 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2014-03-17)
    Esta dissertação aborda a Origem e a evolução dos logaritmos e também suas aplicações. Um tema que, na sua Origem (1614), revelou-se uma ferramenta poderosa para simplificar as Operações aritméticas, facilitando a Vida ...
  • Rodrigues, Keyla Senra Teixeira; http://lattes.cnpq.br/5571556282656018 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-03-12)
    É fácil perceber a presença da matemática financeira no nosso cotidiano. Além disso, observa-se o apetite para o consumo entre os jovens e as dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de problemas envolvendo ...

Search DSpace


Browse

My Account