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Estratégia para otimização do dimensionamento de estruturas reticuladas planas de aço com base no controle de deslocamentos

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dc.contributor Paes, José Luiz Rangel
dc.contributor Alvarenga, Rita de Cássia Silva Sant’Anna
dc.contributor.advisor Veríssimo, Gustavo de Souza
dc.creator Sakiyama, Felipe Isamu Harger
dc.date.accessioned 2015-10-29T15:05:02Z
dc.date.available 2015-10-29T15:05:02Z
dc.date.issued 2015-07-10
dc.identifier.citation SAKIYAMA, Felipe Isamu Harger. Estratégia para otimização do dimensionamento de estruturas reticuladas planas de aço com base no controle de deslocamentos. 2015. 142f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6478
dc.description.abstract A escolha do sistema estrutural e as decisões tomadas durante sua definição são feitas normalmente com base na experiência do projetista e, embora envolva aspectos técnicos, ainda é de caráter pessoal. Chegar à configuração ótima da estrutura manualmente, ou utilizando ferramentas clássicas de análise e dimensionamento, na prática é inviável, tendo em vista o rigor exigido para o cumprimento de prazos na realidade atual. Entretanto, os recursos de computação disponíveis permitem não somente o desenvolvimento de aplicações mais sofisticadas como também a integração de aplicativos, possibilitando a automatização de processos complexos que demandam a execução de grandes quantidades de cálculos, e viabilizando a obtenção de soluções mais otimizadas do que as que se consegue com os métodos convencionais. Neste trabalho apresenta-se uma metodologia para análise e dimensionamento otimizados de estruturas planas de aço. Uma ferramenta computacional foi desenvolvida para avaliar o impacto da metodologia no dimensionamento de modelos estruturais de edifícios usuais em aço. Uma análise crítica dos atuais critérios e parâmetros de avaliação do desempenho de estruturas sujeitas ao ELS de deslocamentos horizontais foi realizada. Os resultados mostraram que a utilização da metodologia apresentou um impacto positivo no dimensionamento de estrutura planas de aço sujeitas a deslocamentos horizontais. pt-BR
dc.description.abstract When choosing the appropriated structural system, the engineer usually relies on his previous experiences. Although it involves a number of technical aspects, the decision making still personal. A structure optimum configuration cannot be acquired manually or with the aid of analysis and design tools, in view of project's tight deadlines nowadays. However, the available computing resources currently allow not only the development of more sophisticated applications as well as the integration of existing applications, enabling the automation of complex processes, which require the implementation of large amounts of calculations, and enabling the achievement of solutions that are more sophisticated or more optimized than those achieved with conventional methods. This paper presents a computer-assisted methodology for analysis and optimized design of steel frame structures. A software tool was developed to assess the impact of the methodology in the design of structural models of the usual steel buildings. A critical review of current criteria and evaluation parameters of the performance of structures subjected to horizontal displacements of Serviceability Limit State was held. The results showed that the use of optimized design methodology had a positive impact on the dimensioning of planar steel structure subjected to horizontal displacements. en
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Engenharia de estruturas pt-BR
dc.subject Aço - Estruturas pt-BR
dc.title Estratégia para otimização do dimensionamento de estruturas reticuladas planas de aço com base no controle de deslocamentos pt-BR
dc.title Strategy for the design optimization of drift controlled steel frame structures en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq Estruturas pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/2559164024607920 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Engenharia Civil pt-BR
dc.degree.program Mestre em Engenharia Civil pt-BR
dc.degree.local Viçosa - MG pt-BR
dc.degree.date 2015-07-10
dc.degree.level Mestrado pt-BR


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  • Engenharia Civil [401]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

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