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Tipo: Dissertação
Título: Análise do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Brasil (SINAES) e de sua possível aplicação em Angola - Africa
Analysis of the National Assessment of Higher Education in Brazil (SiNAES) and its possible application in Angola - Africa
Autor(es): Costa, Kapeth Gaspar dos Santos da
Abstract: A Universidade é a instituição responsável pela democratização e produção do conhecimento, na prestação de serviços de alto nível à sociedade. A sua avaliação pode ser considerada um processo importante e oportuno, que corresponde a todo um esforço empregado pela mesma para conhecer-se e alicerçar base sólida de modo a decidir e subsidiar sobre a sua gestão, seu futuro, seu crescimento, visando a tornar-se reconhecido pelos diversos setores institucionais e pela sociedade. Considerando a relevância do tema no âmbito das instituições de ensino superior Angolanas e a escassez de estudos científicos nesta área do saber, a presente dissertação tem por objetivo entender o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira (SINAES) por meio de revisão bibliográfica e condução de entrevistas semiestruturadas junto aos avaliadores institucionais do SINAES. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica Análise de Conteúdo e, para atender aos objetivos propostos, procedeu-se a uma comparação entre as legislações de instituições de ensino superior brasileiras e instituições de ensino superior angolanas, no sentido de proporcionar uma discussão na perspectiva da possibilidade de identificar convergências e divergências num domínio peculiar das duas legislações pondo a finalidade científica a procura das causas de modo a saber se é possível tirar proveito no Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior Brasileiro. Entretanto, foi possível identificar que a concepção do SINAES pode subsidiar a criação de uma proposta de um sistema de avaliação para o contexto Angolano.
The University is the institution responsible for the democratization of knowledge and production, delivering top-notch service to society. Your review can be considered an important and timely process, which corresponds to a whole employed by the same effort to meet up and underpin solid foundation to subsidize and decide about its management, its future, its growth in order to become is recognized by the various institutional sectors and society. Censidering the importance of the topic in the context of higher education institutions and Angolan scarcity of scientific studies in this area of knowledge, this paper aims to understand the National System of Higher Education Evaluation Brazilian (SINAES) through literature review and conducting semistructured interviews with the raters institutional SINAES. The interviews were analyzed using content analysis technique, and to meet the proposed objectives, we proceeded to a comparison between the laws of Brazilian higher education institutions and higher education institutions in Angola, in order to provide a discussion from the perspective of possibility of identifying convergences and divergences in a peculiar domain of the two laws putting the scientific purpose of the causes demand to know if it is possible to take advantage in the National Assessment of Higher Education Dollars. However, we found that the design of SINAES can subsidize the creation of a proposal for an evaluation system for the Angolan context.
Palavras-chave: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Brasil)
Ensino superior - Avaliação - Brasil
Avaliação educacional - Brasil
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: COSTA, Kapeth Gaspar dos Santos da. Análise do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Brasil (SINAES) e de sua possível aplicação em Angola - Africa. 2013. 72f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6687
Data do documento: 22-Fev-2013
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