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Tipo: Dissertação
Título: Orientações sobre cuidados de crianças com paralisia cerebral para cuidadores e profissionais da saúde: um manual prático
Guidance on care of children with cerebral palsy to caregivers and health professionals: a practical manual
Autor(es): Barbosa, Jaqueline Miranda
Abstract: A Paralisia Cerebral (PC) é resultado de lesões não progressivas que ocorreram no cérebro imaturo, caracterizada por comprometimentos neuromotores variados do movimento e da postura que causam limitações em atividades funcionais. Diante dos diversos fatores que comprometem o desenvolvimento neuropsicosensoriomotor e a capacidade funcional da criança, a família é de fundamental importância no processo de reabilitação. A relevância familiar pode ser comprovada por estudos na literatura que reportam sobre a melhora funcional de pessoas com PC, quando o tratamento fisioterápico é associado às orientações aos cuidadores. Assim, o objetivo deste estudo foi elaborar um manual prático de orientações domiciliares, ilustrativo e com linguagem simples, para subsidiar as ações desenvolvidas pelo cuidador diante da criança com PC. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura acerca das percepções, preocupações, necessidades e dificuldades dos pais/cuidadores em relação ao significado da paralisia cerebral e aos cuidados diários prestados ao filho. Os resultados encontrados na revisão direcionaram a escolha dos temas que fundamentaram o conteúdo do manual. Este foi composto por duas partes: a primeira que aborda o significado, tipos, causas e consequências da PC e a segunda que apresenta sugestões para facilitar a alimentação, vestuário, higiene, banho, somadas às orientações de posicionamento, exercícios de alongamentos e brincadeiras. O desenvolvimento de uma relação de proximidade entre o profissional e a família juntamente com as orientações propostas no manual poderão contribuir para a melhora das habilidades motora, cognitiva e social da criança, além de evitar a instalação de deformidades irreversíveis.
Cerebral Palsy (CP) is a result of non-progressive injuries that occurred in the immature brain, characterized by different neuromotor impairments of movement and posture that cause limitations in functional activities. Given the many factors that compromise the neuropsychosensorymotor development and functional capacity of the child, the family is essential in the rehabilitation process. The relevance of the family can be proven by studies in the literature that report on the functional improvement of people with CP, when physical therapy treatment is associated with instruction to caregivers. Thus, this study aimed to develop a practical guide of home instruction, with simple language and illustrations to support the actions developed by the caregiver in front of the child with CP. Therefore, it was performed an integrative literature review about the perceptions, concerns, needs and difficulties of parents/caregivers regarding the meaning of cerebral palsy and daily care provided to the child. The results found in the review guided the choice of topics that underlie the content of the guide. This was composed of two parts: the first approaches the meaning, types, causes and consequences of the CP and the second that presents suggestions to facilitate feeding, clothing, hygiene, bath, together with the instruction for positioning, stretching exercises and games. The development of a close relationship between the professional and the family along with the instructions proposed in the guide may contribute to the improvement of motor, cognitive and social skills of the child, besides avoiding the installation of irreversible deformities.
Palavras-chave: Paralisia Cerebral - Cuidado e tratamento
Crianças com paralisia cerebral
Orientação
CNPq: Educação Física
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: BARBOSA, Jaqueline Miranda. Orientações sobre cuidados de crianças com paralisia cerebral para cuidadores e profissionais da saúde: um manual prático. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6799
Data do documento: 28-Mai-2014
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