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Tipo: Dissertação
Título: Complexidade econômica e crescimento em Minas Gerais: uma aplicação da abordagem de espaço de produto
Economic complexity and space product applied to Minas Gerais microregion
Autor(es): Ramos, Paulo Júnior Matias
Abstract: Recentemente pesquisadores ligados ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) e à John Kennedy Business School em Harvard desenvolveram a metodologia do espaço de produto, a fim de solucionar os problemas descritos anteriormente na teoria do crescimento econômico e aproveitar eficientemente as capacidades produtivas específicas de países, de modo a alcançar trajetórias de crescimento sustentáveis. As ideias propostas por esses pesquisadores são ao mesmo tempo uma reinterpretação das ideias de divisão do trabalho proposta por Smith e uma nova interpretação do crescimento econômico com base nas ciências naturais, divergindo na forma de enxergar o fluxo de trabalho encadeado dentro da economia. Além disso, esses pesquisadores levaram em consideração todo o conhecimento disponível dentro de uma economia e buscaram sanar a dificuldade de medir o capital social e o humano. Essa nova forma de ver a divisão do trabalho não se preocupou a princípio com o produto final da economia e sim com o fluxo de conhecimento necessário para a produção de bens dentro da economia. Nesses termos, o presente trabalho utiliza essa metodologia para analisar as microrregiões de Minas Gerais. Para isso testa se a variável diversidade econômica (como medida de complexidade das microrregiões) seria uma variável válida para verificar se no período 2004-2012 houve -convergência. Os resultados mostraram que há uma baixa correlação entre a variável diversidade econômica efetiva obtida do DATAVIVA e o logaritmo PIB per capita. Ao testar a variável na determinação da taxa de crescimento da renda per capita das microrregiões, os resultados mostraram que essa variável não afetaria o crescimento econômico nas microrregiões.
Recently researchers from Massachusetts Institute of Technology (MIT) and John Kennedy Business School in Harvard developed space product methodology in order to solve problems previously described on theory of economic growth and efficiently take advantage of the specific production capacity of the countries to achieve ways of sustainable growth. These researcher’s ideas were at once a reinterpretation of concepts of labor division according to Smith and a new interpretation of economic growth according to natural sciences, differing in the way of seeing the chained workflow within the economy. In addition, the mentioned researchers take in account all know- how available within the economy and aim to present a solution to the difficulty referred to measures of social and human capital. This new approach to labor division was not concerned at first with the final output of the economy, since they cared about knowledge flow needed to the production of goods within the economy. Therefore in this paper this methodology is used to analyze Minas Gerais micro regions, testing wether the economic diversity variable, as a measure of complexity of micro regions, would be a valid variable to check if in the period from 2004 to 2012 there was - convergency. The results showed that there is low correlation between effective economic diversity variable taken from DATAVIVA and the logarithm of per capita GDP. As the variable was tested in the evaluation of the growth rate of the micro regions per capita income, results showed that this variable would not affect the economic growth in the micro regions.
Palavras-chave: Economia de mercado - Minas Gerais
Economia regional
Convergência
Minas Gerais - Condições econômicas
CNPq: Economia Regional
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia
Citação: RAMOS, Paulo Júnior Matias. Complexidade econômica e crescimento em Minas Gerais: uma aplicação da abordagem de espaço de produto. 2015. 39f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7668
Data do documento: 23-Nov-2015
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