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Tipo: Dissertação
Título: Educação alimentar e nutricional: contribuições para a segurança alimentar e nutricional de famílias de zona rural
Food and nutrition education: contributions to food and nutrition security of rural area families
Autor(es): Gusmão, Laís Silveira
Abstract: Objetivou-se neste estudo contribuir com a Segurança Alimentar e Nutricional de famílias rurais, produtoras de alimentos para autoconsumo, a partir de estratégias de educação alimentar e nutricional (EAN). As ações de EAN foram planejadas a partir de diagnóstico situacional composto por dados socioeconômicos, avaliação antropométrica, dosagem de hemoglobina, caracterização da disponibilidade domiciliar de alimentos, avaliação da situação de segurança alimentar e de segurança alimentar e nutricional (SAN) e compreensão da rotina alimentar familiar. Baseada em metodologias inovadoras, ativas e participativas, a intervenção nutricional educativa (INE) buscou incentivar à adoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis e desestímulo à práticas inadequadas que contribuíssem para a situação de insegurança alimentar e nutricional adotando-se as mulheres vinculadas à alimentação familiar como representantes das suas famílias durante quatro encontros educativos. Para avaliar o efeito da INE realizou-se avaliação dos processos de mudança de atitude e reavaliação de dados antropométricos, alimentares e de SAN cerca de 30 dias passados do último encontro de EAN. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal de Viçosa e ocorreu mediante assinatura do Termo de Consentimento Esclarecido. Das famílias convidadas a participar (n=61), 36 tiveram representação em pelo menos um encontro. As maiores proporções de mudanças de atitudes estiveram relacionadas ao uso culinário do sal, açúcar, óleos e gorduras e à escolha na compra de alimentos, justificadas pela busca de melhorias na saúde e bem estar da família. Os temas que estiveram mais frequentemente relacionados ao não desenvolvimento de novas atitudes foram a produção de alimentos para o autoconsumo, a combinação dos alimentos nas refeições, o tempo e o local de alimentar-se e a divisão de tarefas relacionadas à alimentação em que as barreiras relatadas refletiram tanto um estágio de contemplação/satisfação, como um estágio de incapacidade/insatisfação. As modificações quantitativas mais importantes identificadas foram reduções nas porções per capita diárias de doces, óleos e gorduras, sal, açúcar, alimentos processados, alimentos ultraprocessados, carnes e ovos, energia e na relação cintura-estatura (RCE) observadas no grupo de participantes da INE. No grupo de famílias que não estiveram presentes na INE as reduções foram semelhantes, exceto para RCE. A intervenção intensiva de curto prazo, planejada segundo características locais, contribuiu com efeitos positivos para a promoção da SAN das famílias avaliadas, e as mulheres foram as principais protagonistas dos impactos observados.
The aim of this study contribute to the food and nutritional security of rural families, producing food for self-consumption, from food and nutrition education strategies (EAN). EAN actions were planned from situational diagnosis composed of socioeconomic data, anthropometric measurements, content of hemoglobin, household food availability, food security assessment and food and nutritional security situations and household food routine. Based on innovative, active and participatory methodologies, educational nutritional intervention (INE) aimed to encourage the adoption of adequate and healthy eating practices and discourage the improper practices that contribute to the situation of food and nutritional insecurity. The women related to the family foods was adopted as representatives of their families for four educational meetings. To evaluate the effect of INE held evaluation of attitude change processes and re-evaluation of anthropometric, food and food and nutrition security situation approximately 30 days past the last meeting of EAN. The study was approved by the Ethics Committee for Research on Humans of the Federal University of Viçosa and occurred by signing the Instrument of Consent. Families invited to participate (n = 61) and 36 had representation in at least one meeting. The highest rates of attitude changes were related to the culinary use of salt, sugar, oils and fats and choose from foods, justified by the need for improvements in health and well-being of the family. The topics that were most often related to failure to develop new attitudes were food production for self-consumption, the combination of food at meals, time and place of feeding and the division of tasks related to food where barriers reported reflected both a stage of contemplation / satisfaction, as an inability/ dissatisfaction. The most important quantitative changes identified were reductions in per capita of sweet, oils and fats, salt, sugar, processed foods, ultra processed foods, meat and eggs, energy and waist-height ratio (RCE) observed in participants of group INE. In the group of families who were not present at INE reductions were similar except for RCE. Short-term intensive intervention, planned according to local characteristics, contributed to positive effects for the food and nutrition security situation of the families, and women were the main protagonists of the observed impacts.
Palavras-chave: Segurança alimentar
Nutrição - Aspectos sociais
Famílias rurais - Nutrição
Hábitos alimentares
Mudanças alimentares
Antropologia nutricional
CNPq: Nutrição
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: GUSMÃO, Laís Silveira. Educação alimentar e nutricional: contribuições para a segurança alimentar e nutricional de famílias de zona rural. 2016. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Nutrição) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7699
Data do documento: 19-Fev-2016
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