Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/782
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Wilson José de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-26T12:31:34Z | - |
dc.date.available | 2015-01-21 | |
dc.date.available | 2015-03-26T12:31:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-22 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Wilson José de. Educational methodologies and technologies in engineering teaching. 2014. 144 f. Tese (Doutorado em Construções rurais e ambiência; Energia na agricultura; Mecanização agrícola; Processamento de produ) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://locus.ufv.br/handle/123456789/782 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se propôs a apresentar uma investigação do tema educação a distância nos aspectos da organização da produção e oferta de cursos de graduação em universidades federais, vinculadas ao sistema Universidade Aberta do Brasil, identificando duas formas de organização nas estruturas das universidades. Além disso, se propôs também em apresentar as experiências no ensino de graduação por meio de técnicas para disciplinas em ambientes virtuais de aprendizagem, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino a distância. As universidades federais brasileiras tem tido importante destaque na oferta de cursos e disciplinas de graduação por meio da modalidade da educação a distância. O ensino de disciplinas presenciais por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem tem facilitado a implementação da educação a distância. A incorporação de meios eletrônicos, nos métodos de ensino presenciais, que facilitam a interação dos estudantes com as tecnologias de comunicação e informação para a aprendizagem de conteúdos até então apresentados de forma tradicional em salas de aula presenciais, foram testados. Os resultados demonstraram que é possível introduzir melhorias nas formas de organizar a produção dos serviços de ensino a distância nos aspectos acadêmicos e administrativos nas universidades federais analisadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to present one research about the subject distance education in aspects of the production organization and offer of undergraduate courses in federal universities, associated with the Brazilian open university system, identifying two ways to make an organization in the universities structures. Furthermore, it was proposed also to present the undergraduate teaching experiences through technical for the disciplines in the virtual learning environments, to both classroom learning, as well as to distance learning. The Brazilian federal universities have had importance in offering undergraduate courses and disciplines through the modality of distance education. The classroom teaching of disciplines through virtual learning environments has facilitated the implementation of distance education. The incorporation of electronic resources in the classroom teaching methods, that facilitate the interaction of students with the technologies of information and communication for the learning of topics that were presented in a traditional way in classrooms, were tested. The results demonstrated that is possible to improve the ways to organize the production of distance learning services related to academic and administrative aspects in the federal universities analyzed. | eng |
dc.description.sponsorship | ||
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Viçosa | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino à distância | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Ensino de engenharia | por |
dc.subject | Ensino à distância - Ensino auxiliado por computador | por |
dc.subject | Gestão pública | por |
dc.subject | Distance learning | eng |
dc.subject | Higher Education | eng |
dc.subject | Engineering education | eng |
dc.subject | Distance learning - Teaching computer-aided | eng |
dc.subject | Public management | eng |
dc.title | Metodologias e tecnologias educacionais no ensino de engenharia | por |
dc.title.alternative | Educational methodologies and technologies in engineering teaching | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2931929872243191 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Monteiro, Paulo Marcos de Barros | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798498J6 | por |
dc.contributor.advisor-co2 | Lopes, Roberto Precci | |
dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701453Z3 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Construções rurais e ambiência; Energia na agricultura; Mecanização agrícola; Processamento de produ | por |
dc.publisher.program | Doutorado em Engenharia Agrícola | por |
dc.publisher.initials | UFV | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Filho, Delly | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783321Z9 | por |
dc.contributor.referee1 | Vila, Maria do Carmo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5072820963792314 | por |
dc.contributor.referee2 | Melo, Evandro de Castro | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787549E4 | por |
dc.contributor.referee3 | Passos, Frederico José Vieira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9 | por |
Aparece nas coleções: | Engenharia Agrícola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
texto completo.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.