Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Wilson José de
dc.date.accessioned2015-03-26T12:31:34Z-
dc.date.available2015-01-21
dc.date.available2015-03-26T12:31:34Z-
dc.date.issued2014-07-22
dc.identifier.citationARAÚJO, Wilson José de. Educational methodologies and technologies in engineering teaching. 2014. 144 f. Tese (Doutorado em Construções rurais e ambiência; Energia na agricultura; Mecanização agrícola; Processamento de produ) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/782-
dc.description.abstractEste trabalho se propôs a apresentar uma investigação do tema educação a distância nos aspectos da organização da produção e oferta de cursos de graduação em universidades federais, vinculadas ao sistema Universidade Aberta do Brasil, identificando duas formas de organização nas estruturas das universidades. Além disso, se propôs também em apresentar as experiências no ensino de graduação por meio de técnicas para disciplinas em ambientes virtuais de aprendizagem, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino a distância. As universidades federais brasileiras tem tido importante destaque na oferta de cursos e disciplinas de graduação por meio da modalidade da educação a distância. O ensino de disciplinas presenciais por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem tem facilitado a implementação da educação a distância. A incorporação de meios eletrônicos, nos métodos de ensino presenciais, que facilitam a interação dos estudantes com as tecnologias de comunicação e informação para a aprendizagem de conteúdos até então apresentados de forma tradicional em salas de aula presenciais, foram testados. Os resultados demonstraram que é possível introduzir melhorias nas formas de organizar a produção dos serviços de ensino a distância nos aspectos acadêmicos e administrativos nas universidades federais analisadas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to present one research about the subject distance education in aspects of the production organization and offer of undergraduate courses in federal universities, associated with the Brazilian open university system, identifying two ways to make an organization in the universities structures. Furthermore, it was proposed also to present the undergraduate teaching experiences through technical for the disciplines in the virtual learning environments, to both classroom learning, as well as to distance learning. The Brazilian federal universities have had importance in offering undergraduate courses and disciplines through the modality of distance education. The classroom teaching of disciplines through virtual learning environments has facilitated the implementation of distance education. The incorporation of electronic resources in the classroom teaching methods, that facilitate the interaction of students with the technologies of information and communication for the learning of topics that were presented in a traditional way in classrooms, were tested. The results demonstrated that is possible to improve the ways to organize the production of distance learning services related to academic and administrative aspects in the federal universities analyzed.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEnsino de engenhariapor
dc.subjectEnsino à distância - Ensino auxiliado por computadorpor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectEngineering educationeng
dc.subjectDistance learning - Teaching computer-aidedeng
dc.subjectPublic managementeng
dc.titleMetodologias e tecnologias educacionais no ensino de engenhariapor
dc.title.alternativeEducational methodologies and technologies in engineering teachingeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2931929872243191por
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Paulo Marcos de Barros
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798498J6por
dc.contributor.advisor-co2Lopes, Roberto Precci
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701453Z3por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentConstruções rurais e ambiência; Energia na agricultura; Mecanização agrícola; Processamento de produpor
dc.publisher.programDoutorado em Engenharia Agrícolapor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApor
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Delly
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783321Z9por
dc.contributor.referee1Vila, Maria do Carmo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072820963792314por
dc.contributor.referee2Melo, Evandro de Castro
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787549E4por
dc.contributor.referee3Passos, Frederico José Vieira
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9por
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.