Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/814
Tipo: Tese
Título: GEOWEB, um facilitador para a aprendizagem em geotecnia
Título(s) alternativo(s): GEOWEB, a facilitator for learning in geotechnical
Autor(es): Nascimento, Walcyr Duarte
Primeiro Orientador: Silva, Cláudio Henrique de Carvalho
Primeiro coorientador: Lima, Dario Cardoso de
Segundo coorientador: Calijuri, Maria Lúcia
Primeiro avaliador: Passos, Frederico José Vieira
Segundo avaliador: Póla, Marie-claire Ribeiro
Terceiro avaliador: Kopke, Regina Coeli Moraes
Abstract: Historicamente e com mais ênfase ao nível internacional, tem-se dedicado esforços na concepção e implementação de objetos educacionais para o ensino de mecânica dos solos em cursos de Engenharia Civil, em particular, para o tópico Movimento de Água no Solo. Seguindo essa visão, o presente trabalho analisa a relação ensino-aprendizagem do tópico Movimento de Água no Solo, que integra as ementas das disciplinas de Mecânica dos Solos, com o emprego de ferramentas interativas virtuais e em contraponto à metodologia tradicionalmente utilizada no Brasil. Para esse fim, foi desenvolvida uma plataforma de apoio com base em programas escritos em uma linguagem visual contendo interfaces gráficas que possibilitaram aos usuários digitarem as suas respostas a problemas formulados através de uma planilha eletrônica e conferirem, em tempo real, os resultados alcançados. Esta plataforma, chamada GeoWeb, foi disponibilizada a docentes e a discentes de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharia Civil e Ambiental de três universidades federais mineiras (UFJF, UFOP e UFV), no período de 2006 a 2008. Por meio de pré e pós-testes, questionários abertos e fechados, além de entrevistas, os usuários que participaram do projeto demonstraram que o uso das ferramentas interativas virtuais desenvolvidas no presente trabalho mostrou-se mais eficiente do que o processo de ensino e aprendizagem tradicional, com rendimento percentual dos alunos superior a 80%, bem como, grau de satisfação com o software em relação à usabilidade e à confiabilidade educacional, respectivamente de 94 e 99%. Outro fruto do trabalho foi contribuir para a formação de uma equipe de apoio, aptos a desenvolver e difundir o uso de ferramentas interativas dedicadas ao processo de ensino e aprendizagem de mecânica dos solos e áreas afins.
Historically and with more emphasis on the international level, efforts have been dedicated in the design and implementation of Learning Objects for the teaching of soil mechanics courses in Civil Engineering, in particular, to the topic of Water Movement in Soil. Following this vision, this paper examines the relationship between teaching and learning in the topic of Water Movement in Soil of Soil Mechanics courses that are offered by the of Civil Engineering Department of the Federal University of Viçosa - UFV, with the use of virtual and interactive tools in contrast to the traditional teaching method used in Brazil. A support platform based on programs written in a visual language with graphical interfaces and creative programs was developed in order to allow users to type their responses to questions raised through a spreadsheet and give them in real time the results achieved. This platform, called GeoWeb, was made available to teachers and students of undergraduate and graduate programs of Civil and Environmental Engineering of three federal universities of Minas Gerais/BR (UFJF, UFOP and UFV), in the period 2006 to 2008. Through pre-and post-tests, open and closed questionnaires, and interviews, users who participated in the project demonstrated that the procedure using of interactive online tools developed in this work was more effective than the traditional teaching-learning process, reaching as grade average hyper than 80%, as well as degree of satisfaction the students of 94 and 99%, respectively, regarding tools friendly approach and reliability. Another result of this work was to help train a team of developers of Learning Objects, herein named multipliers, that are able to develop and disseminate the use of interactive tools dedicated to the teaching-learning process in soil mechanics and related areas.
Palavras-chave: Mecânica dos solos
Permeabilidade
Software educacional
Interatividade
Qualidade
Soil mechanics
Permeability
Educational software
Interactivity
Quality
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Geotecnia
Citação: NASCIMENTO, Walcyr Duarte. GEOWEB, a facilitator for learning in geotechnical. 2009. 204 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/814
Data do documento: 3-Jul-2009
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.