Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/8413
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre o trabalho docente no ensino do conteúdo: funções trigonométricas
Reflections on teacherºs work in the teaching content: trigonometric functions
Autor(es): Silva, Gilberto José da
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o trabalho do docente no ensino das Funções Trigonométricas no Ensino Médio. Para isso, contempla as recomendações sobre esse conteúdo encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o apresenta de acordo com os PCNs sob um aspecto qualitativo e como é ensinado nas escolas públicas. Analisa os recursos meto- dológicos empregados no ensino do conteúdo função trigonométrica e pesquisa nas escolas públicas estaduais de Ipatinga/ Minas Gerais, como os professores ensinam esse conteúdo. Investiga a interface entre a teoria e a prática docente e infere analise entre a definição pelos parametros propriarnente criados e a sua aplicabilidade nas escolas pesquisadas.
For this, considers the recommendati- ons that content found the National Curriculum Parameters and the features according to NCPs under a qualitative aspect and how it is taught in public schools. It analyzes the methodological resources used in the content of educa- tion trigonometric function and research in public schools of Ipatinga / Minas Gerais, how teachers teach this content. Investigates the interface between the- ory and teaching practice and infers analysis between setting the parameters properly created and its applicability in the surveyed schools.
Palavras-chave: Professores (Ensino médio) - Formação
Matemática
Trigonometria - Estudo e ensino
Aprendizagem
CNPq: Sistemas Dinâmicos
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Matemática
Citação: SILVA, Gilberto José da. Reflexões sobre o trabalho docente no ensino do conteúdo: funções trigonométricas. 2015. 77f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8413
Data do documento: 17-Ago-2015
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.