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https://locus.ufv.br//handle/123456789/843
Tipo: | Tese |
Título: | Transferência de Carga de Estacas Hélice Contínua Instrumentadas em Profundidade |
Título(s) alternativo(s): | Load Transfer of Continuous Flight Auger Piles Instrumented in Depth |
Autor(es): | Alledi, Carla Therezinha Dalvi Borjaille |
Primeiro Orientador: | Minette, Enivaldo |
Primeiro coorientador: | Azevedo, Roberto Francisco de |
Segundo coorientador: | Marques, Eduardo Antônio Gomes |
Primeiro avaliador: | Albuquerque, Paulo José Rocha de |
Segundo avaliador: | Carvalho, David de |
Terceiro avaliador: | Santiago, Luis Otávio Rigueira |
Abstract: | Esta pesquisa apresenta a análise de seis provas de carga à compressão, com carregamento lento, realizadas em estacas hélice contínua com 0,40m, de diâmetro e comprimentos variados. As estacas foram executadas em diferentes municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória-ES, Brasil. Ao lado de cada estaca teste foi executada sondagem de simples reconhecimento com medida de torque (SPT-T) para caracterização do subsolo. Com o objetivo de determinar a transferência de carga da estaca para o solo ao longo da profundidade, as estacas foram instrumentadas, ao longo do fuste, com quatro níveis de extensômetros elétricos de resistência (strain-gages). As barras de aço instrumentadas foram instaladas em tubos galvanizados que foram inseridos nas estacas teste durante sua execução, antes da concretagem, pela haste central do trado hélice. A carga de ruptura das estacas hélice contínua monitoradas foi obtida pela interpretação da curva carga-recalque. São apresentados e analisados todos os resultados obtidos com as instrumentações instaladas no topo e ao longo do fuste das estacas, com determinação das parcelas de carga por atrito lateral e de ponta. Foi verificado que as estacas hélice contínua desta pesquisa transferiram a maior parte da carga aplicada no topo por atrito lateral, e duas estacas apresentaram significativa mobilização de ponta com pequenos deslocamentos. O trabalho apresenta, também, uma comparação dos resultados experimentais obtidos nas provas de carga com as previsões de carga de métodos semiempíricos de uso corrente na prática brasileira. In this thesis, the analyses of six compression load tests with slow maintained load (SML) on continuous flight auger piles from different municipalities of the Great Metropolitan Area of Vitoria-ES, Brazil, are presented. The piles were all 40cm in diameter, but their lengths were variable. Soil characterization at each pile location was done by Standard Penetration Tests with Torque measurement. Load transfer of piles with depth was measured by four levels of instrumentation installed along the shaft. Each level of instrumentation was comprised of strain-gauges attached to a steel bar placed inside a galvanized pipe, and these pipes were then inserted into the piles prior to concrete pumping, through the auger axis. The ultimate load of the piles was calculated through analysis of the load- displacement curve. In this study, an analysis of the results of instrumentation showed that the larger part of the load applied at the top of the piles was absorbed by lateral friction and two piles developed significant tip load mobilization with small tip displacement. Results from field experiments were compared to ultimate load estimations that were obtained from methods presently in use in Brazil for continuous flight auger piles. |
Palavras-chave: | Estacas de concreto Fundações (Engenharia) - Testes Engenharia Ciivil - Instrumentos Concrete piles Foundations (Engineering) - Testing Ciivil Engineering - Instruments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::GEOTECTONICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Sigla da Instituição: | UFV |
Departamento: | Geotecnia |
Citação: | ALLEDI, Carla Therezinha Dalvi Borjaille. Load Transfer of Continuous Flight Auger Piles Instrumented in Depth. 2013. 294 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://locus.ufv.br/handle/123456789/843 |
Data do documento: | 14-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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