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Campo DCValorIdioma
dc.contributorSilva, Carlos Arthur Barbosa da
dc.contributorBraga, José Luís
dc.contributor.advisorPassos, Frederico José Vieira
dc.contributor.authorArquete, Daniela Aparecida dos Reis
dc.date.accessioned2016-10-31T18:35:07Z
dc.date.available2016-10-31T18:35:07Z
dc.date.issued2003-07-22
dc.identifier.citationARQUETE, Daniela Aparecida dos Reis. Ensino-aprendizagem de cinética de processos bioquímicos mediado por computador. 2003. 158f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2003.pt-BR
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8998
dc.description.abstractO atual paradigma da educação, baseado na aprendizagem cooperativa e colaborativa mediada pela Internet, impõe a necessidade da introdução de novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de engenharia, tornando-o mais adequado às exigências profissionais. Diante desse contexto, o presente trabalho propõe o uso integrado do computador no ensino-aprendizagem da disciplina Cinética de Processos Bioquímicos – TAL 416, do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa – UFV. O material pedagógico de TAL 416 foi produzido e disponibilizado em um ambiente educativo na web, chamado de PVANet, desenvolvido para ser utilizado nesta e em outras disciplinas da UFV. O PVANet contém ferramentas para apresentação de informações e conteúdos – “Agenda de atividades”, “Notícias”, “Informações Gerais”, “Conteúdo”, “Biblioteca”, “P&R” e “Mural” – e para comunicação – “Fórum”, “Chat” e “Lista de e-mails”. Por meio de questionários e entrevistas, realizou-se a avaliação do PVANet como ambiente de mediação pedagógica. Os grupos de avaliadores, formados por professores da UFV, estudantes de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e alunos matriculados em TAL 416 no primeiro período letivo de 2003, demonstraram elevado nível de satisfação em relação aos critérios de qualidade analisados. Para o conjunto dos avaliadores, mais de 80,0% das respostas concentraram-se, em média, nos dois maiores escores possíveis. Dentre os benefícios da utilização do ambiente educativo, os mais citados foram: interação com o professor e com outros alunos, possibilidade de estudo autônomo e realização de atividades cooperativas e colaborativas. Possíveis obstáculos foram relacionados, principalmente, aos problemas técnicos e à falta de domínio no uso do computador e seus recursos. Em geral, os resultados indicaram disposição e entusiasmo do público-alvo para com a educação mediada por computador. Além das elevadas notas dos questionários, a contribuição dos avaliadores ao processo, contida nas sugestões de modificações em alguns recursos do software e no design do PVANet, reforça essa proposição.pt-BR
dc.description.abstractDue to the current education model, based on cooperative and collaborative learning mediated by the Internet, and the need of introducing new information and communication technologies in Engineering teaching, this study proposes an integrated use of computer in the teaching-learning process of the course Biochemical Process Kinetics – TAL 416, of the Food Engineering Department of the Federal University of Viçosa – UFV. Pedagogic material of TAL 416 was produced and made available in an educational software on the web, called PVANet, which contains information, content and communication tools to be used in this and other courses at the UFV. The PVANet was evaluated by questionnaires and interviews. The assessment groups, formed by UFV professors, Food Science and Technology graduate students and students enrolled in TAL 416 (first semester of 2003), demonstrated a high satisfaction level. On average, more than 80,0% of the answers reached the two highest scores. The most cited PVANet benefits were: student-professor and student-student interaction, possibility of autonomous study and accomplishment of cooperative and collaborative activities. Possible obstacles were mainly related to technical problems and lack of computer technology knowledge. In general, the results indicated willingness and enthusiasm towards computer-mediated education.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.rightsAcesso Abertopt-BR
dc.subjectCinética de bioprocessospt-BR
dc.subjectProcessos biotecnológicospt-BR
dc.subjectEnsino mediado por computadorpt-BR
dc.subjectAprendizagem cooperativa e colaborativapt-BR
dc.subjectAtividades não-presenciais na educaçãopt-BR
dc.subjectEducação a distânciapt-BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de cinética de processos bioquímicos mediado por computadorpt-BR
dc.titleTeaching-learning of biochemical process kinetics mediated by computeren
dc.typeDissertaçãopt-BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6591049605789186pt-BR
dc.subject.cnpqCiências Agráriaspt-BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.degree.departmentDepartamento de Tecnologia de Alimentospt-BR
dc.degree.programMestre em Ciência e Tecnologia de Alimentospt-BR
dc.degree.localViçosa - MGpt-BR
dc.degree.date2003-07-22
dc.degree.levelMestradopt-BR
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