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Um Estudo das Condições de Implantação do Balanced Scorecard (BSC) na Coordenação de Extensão Universitária da UNIFEI, Campus Itabira – MG

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dc.contributor Oliveira, Adriel Rodrigues de
dc.contributor Carvalho, Henrique Duarte
dc.contributor Cunha, Nina Rosa da Silveira
dc.contributor.advisor Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães
dc.creator Martins, Martinelly Vieira
dc.date.accessioned 2017-01-06T11:34:01Z
dc.date.available 2017-01-06T11:34:01Z
dc.date.issued 2016-08-02
dc.identifier.citation MARTINS, Martinelly Vieira. Um Estudo das Condições de Implantação do Balanced Scorecard (BSC) na Coordenação de Extensão Universitária da UNIFEI, Campus Itabira – MG. 2016. 102f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2016. pt-BR
dc.identifier.uri http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9297
dc.description.abstract O presente trabalho é resultado de um estudo de caso que se propôs analisar se o setor de extensão da Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira possui os requisitos necessários para a implementação de uma ferramenta de gestão estratégica denominada Balanced Scorecard e quais mudanças deveriam ser realizadas em prol de uma implementação bem- sucedida. Assim, não houve a intenção de construir um Balanced Scorecard para este setor, mas de avaliar a viabilidade da introdução desta ferramenta, bem como todas as implicações que isso poderia causar na gestão de uma universidade pública, especificamente na extensão universitária, com suas peculiaridades inerentes. Para tanto, a coleta de dados foi feita por meio de documentos institucionais, arquivos da Coordenação de Extensão e entrevistas estruturadas com docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, com a finalidade de levantar opiniões sobre a extensão e o ambiente organizacional do Campus Itabira, onde a Coordenação de Extensão se encontra. A abordagem utilizada teve caráter qualitativo e, teoricamente, foram explorados livros e artigos científicos da área de Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Nova Administração Pública e extensão universitária, com ênfase nas Escolas Prescritivas de Gestão Estratégica abordadas por Alhstrand, Lampel e Mintzberg em Safári de Estratégia (2010). A análise final foi feita sobre os princípios seguidos por organizações que implementaram um BSC de sucesso, constantes no livro de Kaplan e Norton (2001) Organização Orientada para a Estratégia – como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Desta forma, foi possível avaliar se o Campus Itabira e/ou a Coordenação de Extensão possuem elementos que pudessem favorecer a implementação bem-sucedida de uma ferramenta de gestão oriunda de organizações privadas. pt-BR
dc.description.abstract A Study of the Conditions of Balanced Scorecard (BSC) Implementation in the Extension Division of UNIFEI, Itabira Campus– MG. Supervisor: Dr. Telma Regina da Costa Guimarães Barbosa. Co-supervisor: Dr. Nina Rosa da Silveira Cunha. The present work is a result of a case study which proposed to analyse if the Extension Division at Itabira Campus of the Federal University of Itajubá meets the requirements to implement a strategy management tool named Balanced Scorecard and which changes should be implemented to be successful. Hence, the research did not mean to construct a Balanced Scorecard for the Extension Division, but to assess the viability of introducing such tool as well as all the implications that it would cause to the public university management, specifically to the extension area involving its inherent peculiarities. For that, the data collection was done through institutional documents, the Extension Coordination files and structured interviews with professors, students and staff to get their opinions about the extension and the organizational environment at Itabira Campus where the Extension Coordination is inserted. The research approach was qualitative and theoretically based on scientific books and articles related to Strategy Management, Balanced Scorecard, New Public Management and university extension, with emphasis on the Prescriptive Schools of Strategy Management presented at Strategy Safari (2010) by Alhstrand, Lampel and Mintzberg. The final analysis was based on principles followed by organizations which have implemented a successful BSC presented at The Strategy–Focused Organization – How Balanced Scorecard Companies Thrive in the New Business Environment by Kaplan and Norton (2001). Thus, it was possible to assess if the Itabira Campus and/or the Extension Coordination had constituent principles that could favour a successful implementation of a management tool originated in private organizations. en
dc.language.iso por pt-BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.rights Acesso Aberto pt-BR
dc.subject Administração pública pt-BR
dc.subject Gestão da qualidade total pt-BR
dc.subject Gestão Universitária pt-BR
dc.subject Extensão Universitária pt-BR
dc.subject Balanced Scorecard pt-BR
dc.title Um Estudo das Condições de Implantação do Balanced Scorecard (BSC) na Coordenação de Extensão Universitária da UNIFEI, Campus Itabira – MG pt-BR
dc.title A Study of the Conditions of Balanced Scorecard (BSC) Implementation in the Extension Division of UNIFEI, Itabira Campus– MG en
dc.type Dissertação pt-BR
dc.subject.cnpq Administração Pública pt-BR
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/0071209668219245 pt-BR
dc.degree.grantor Universidade Federal de Viçosa pt-BR
dc.degree.department Departamento de Administração e Contabilidade pt-BR
dc.degree.program Mestre em Administração pt-BR
dc.degree.local Viçosa - MG pt-BR
dc.degree.date 2016-08-02
dc.degree.level Mestrado pt-BR


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