Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/9300
Tipo: Dissertação
Título: Competências individuais dos Assistentes em Administração da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
Individual competencies of the Administrative Assistants from Federal University of Minas Gerais Nursing School
Autor(es): Pereira, Grazielle Cristine
Abstract: O presente estudo tem como objetivo identificar as competências individuais dos servidores ocupantes do cargo Assistente em Administração, alocados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, necessárias para o desempenho adequado de suas atribuições. O modelo de gestão por competências tem se configurado como uma ferramenta eficaz para a melhoria do desempenho nos setores público e privado e foi instituído, por meio do Decreto no 5.707/2006, como instrumento para a gestão da capacitação e desenvolvimento permanente dos servidores públicos, tendo como uma das finalidades a adequação das competências dos servidores aos objetivos de cada instituição. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de caráter descritivo. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental, a observação e entrevistas semiestruturadas com treze servidores pertencentes ao cargo e seis chefias docentes; cujos dados foram analisados conforme a técnica Análise do Conteúdo. A descrição das competências foi realizada sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, comportamentos observáveis no trabalho e os correspondentes conhecimentos, habilidades e atitudes. O estudo permitiu realizar um levantamento de nove competências individuais e também contribuiu para a maior compreensão das condições de trabalho desses servidores e das dificuldades enfrentadas na execução das tarefas. Foram identificadas as seguintes competências comuns para as diversas funções assumidas pelos Assistentes em Administração na Unidade estudada: comunicação; atendimento ao público; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; visão sistêmica; organização e método de trabalho; capacidade de solução de problemas; responsabilidade e ética no trabalho; compromisso com o trabalho e com os resultados.
This study aims to identify the individual competencies of the public servers occupants of Administrative Assistants office, allocated in Federal University of Minas Gerais Nursing School, necessary for the proper performance of their tasks. The model of management competencies has been configured as an effective tool for improving performance in the public and private sectors. Outside established, by means of Decree No. 5707/2006, as an instrument for the management of training and permanent development of public servers, having as main purpose the adequacy of the servers competencies to the institutions objectives. The research was characterized as a descriptive case of study. For data collect, it was used documentary research, observation and semi-structured interviews with thirteen servers belonging to the Office in study and six professors who hold management positions. For data analysis were chose the technique of content analysis. The competencies description was held in the form of performance benchmarks, i.e., observable behaviors at work and the relevant knowledge, skills and attitudes. The study made it possible to carry out a survey of nine individual competencies and also contributed to the better understanding of these public servers working conditions and of the difficulties faced in the tasks deployment. The following common competencies have been identified for the various functions assumed by Administrative Assistants of the Nursing School studied: communication; customer service; interpersonal relationship; teamwork; systemic vision; organization and method of work; troubleshooting capacity; responsibility and ethics at work; commitment to the work and the results.
Palavras-chave: Gestão por competências
Competências individuais
Administração pública
Assistentes em Administração
CNPq: Administração de Pessoal
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: PEREIRA, Grazielle Cristine. Competências individuais dos Assistentes em Administração da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. 2016. 157f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9300
Data do documento: 21-Out-2016
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.