Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/9313
Tipo: Dissertação
Título: Purificação de soluções nutritivas para induçao de deficiencias de zinco e cobre em plantas
Autor(es): Fontes, Renildes Lúcio Ferreira
Abstract: Foram testados 3 métodos de purificação de soluções nutritivas para indução de deficiência de cobre e zinco em plantas: adsorção de cobre e zinco com CaCO3 seguida de extração simultânea dos dois micronutrientes, com ditizona, em pH 5,0; adsorção com CaCO3,seguida de extração de cobre em pH 2,5 e zinco em pH 8,3, com ditizona; extração de cobre e zinco com pirrolidina ditiocarbamato de amônio (APDC) em pH 4,5. Compararam-se os três métodos de purificação de soluções,determinando-se qual deles proporcionou melhores resultados para cobre e para zinco, quais as diferenças entre a adsorção com CaCO3 seguida de extração com ditizona e a extração com APDC, bem como comparou-se a extração simultânea de cobre e zinco com ditizona em pH 5,0, com a extração de cobre em pH 2,5 e de zinco em pH 8,3, com ditizona, após adsorção com CaCO3. Um ensaio com plantas de tomate, tendo como fonte de nutrientes as soluções nutritivas purificadas pelos três métodos, foi conduzido em casa de vegetação, seguindo um delineamento experimental inteiramente casualizado com 9 tratamentos e 4 repetições, usando-se vasos plásticos de 5 litros como recipientes para cultivo das plantas em solução nutritiva, Os três métodos de purificação de soluções permitiram a indução de sintomas de deficiência de cobre e de zinco nas plantas de tomate, sendo que os sintomas mais severos de deficiência de zinco foram observados no tratamento com APDC, enquanto que nas plantas deficientes em cobre houve certa uniformidade na manifestação dos sintomas, independentemente do método de purificação utilizado. Além dos sintomas de deficiência observados, a análise da matéria seca, das plantas de tomate, mostrou interações entre zinco e cobre, zinco e fósforo, zinco e enxofre, zinco e manganês, cobre e manganês, e cobre e potássio.
Palavras-chave: Plantas - Nutrição mineral
Plantas - Deficiência de zinco
Plantas - Deficiência de cobre
Micronutrientes
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: FONTES, Renildes Lúcio Ferreira. Purificação de soluções nutri- tivas para induçao de deficiencias de zinco e cobre em plantas. 1985. 72f. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1985.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9313
Data do documento: 30-Dez-1985
Aparece nas coleções:Solos e Nutrição de Plantas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo15,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.