Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/9514
Tipo: Dissertação
Título: Abordagens Heurísticas para otimização de um serviço de transporte reativo a demanda
Heuristic approaches to optimizing a demand responsive transport
Autor(es): Viana, Renan José dos Santos
Abstract: Transporte reativo a demanda, na língua inglesa Demand Responsive Transport (DRT) é uma forma de prover transporte, seja para passageiros ou mercadorias, na qual o serviço é ativado sob demanda. Ao contrário dos serviços tradicionais de transporte público, os quais operam por meio de rotas, horários e pontos de atendimento fixos, os serviços DRT operam de formas flexíveis ou semi-flexíveis. Para utilização do serviço, passageiros devem enviar requisições, nas quais informam locais e horários desejados de embarque e desembarque. A partir das requisições, ocorre o processo de roteamento dos veículos e agendamento dos atendimentos. Usuários provenientes de requisições diferentes, mas com características em comum, seja área e/ou momento de atuação do serviço podem ser atendidos simultaneamente pelo mesmo veículo. Devido a esta forma de prover transporte, para alguns pesquisadores do tema, serviços DRT são conside- rados uma forma intermediária de transporte, situada entre os serviços de transporte público (caráter geral e compartilhado) e os táxis (personalizado e individual) e con- tribuem direta e indiretamente na redução de alguns dos principais problemas comuns em centros urbanos, tais como: excesso de veículos nas vias trafegando com baixa ocu- pação, poluição, congestionamentos, exclusão social relacionada ao acesso a meios de transporte público e etc. Neste trabalho, foram propostos modelos de programação linear mista, abordagens multiobjetivo e abordagens heurísticas para otimização de um serviço DRT introduzido na literatura, o qual foi explorado para os casos estático e dinâmico. As abordagens apresentadas foram avaliadas por meio de experimentos computacionais e testes estatísticos sobre conjuntos de instâncias com diferentes carac- terísticas, que indicaram as melhores abordagens para cada situação.
Heuristic approaches to optimizing a demand responsive transport. Ad- viser: André Gustavo dos Santos. Demand responsive transport is a way to provide transportation for passengers or go- ods, in which the service is activated on demand. Unlike traditional public transport services, which operate through fixed routes, schedules and service points, DRT ser- vices operate in flexible or semi-flexible way. In order to use the service, passengers must submit requests, in which they inform the desired local and times of departure and arrival. The routing of vehicles and the scheduling of calls are performed based on those requests. Users from different requests, but with common features like area and/or moment of the service can be served simultaneously by the same vehicle. Due to this way of providing transport, some researchers consider the DRT services an inter- mediate form of transport, situated between public transport services (general purpose and shared) and taxis (custom and individual) and contribute directly and indirectly in reducing some of the major common problems in urban centers, such as: too many vehicles traveling on the roads with low occupancy, pollution, congestion, social exclu- sion related to access to public transportation, etc. In this work, we proposed mixed linear programming models, multi-objective approaches and heuristics approaches for optimization of a DRT service from the literature, which was exploited for the static and dynamic case. The approaches presented were evaluated through computational experiments and statistical tests using sets of instances with different characteristics, showing the best approaches for each situation.
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Programação heurística
Algoritmos
Otimização matemática
Otimização combinatória
Logística
CNPq: Ciência da Computação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: VIANA, Renan José dos Santos. Abordagens Heurísticas para otimização de um serviço de transporte reativo a demanda. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9514
Data do documento: 10-Jun-2016
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.