Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/9719
Tipo: Dissertação
Título: Análise de estabilidade de um talude da mina de Águas Claras MBR: uma visão probabilística
Stability of a slope in the Águas Claras - MBR mining: a probabilistic view
Autor(es): Soares, Ecidinéia Pinto
Abstract: Nos últimos anos, muito se tem discutido a respeito do desenvolvimento de novas técnicas da Engenharia Civil, em especial no que concerne as analises probabilísticas. Considerando-se a exigência do mercado, que cada vez mais impõe soluções de engenharia que garantam a segurança e diminuam os custos das obras civis, novos métodos e novas técnicas são continuamente pesquisados. Esta questão é clara quando se trata de projetos de estabilidade de taludes que, tradicionalmente, empregam métodos determinísticos em suas analises. As ferramentas e técnicas habitualmente usadas no dimensionamento de taludes, quer sejam analíticas, quer sejam gráficas e a duas ou trés dimensões, gera!mente não levam em conta a variabilidade e a dispersão dos parâmetros em questão. E possível estabelecer modelos estatísticos para todos os parâmetros geológico-geotécnicos envolvidos em uma analise de estabilidade e, por meio de métodos específicos, definir probabilidades de ruptura. Em um enfoque probabilístico, o profissional de Geotecnia pode incorporar a sua analise o grau de confiabilidade que ele possui a respeito dos dados de cada estudo em particular. E com base nessas premissas que este trabalho foi desenvolvido, tomando-se como caso de estudo o deslizamento ocorrido na Mina de Águas Claras, pertencente a Minerações Brasileiras Reunidas SIA, em 29 de abril de 1992. Para 0 estudo determinístico realizado, chegou-se a um fator de segurança de 1,12, valor atualmente aceito dentro de determinados limites de risco para a mineração. Para 0 mesmo caso, foi acrescentada uma análise probabilística que forneceu resultado igual a 42,9% como probabilidade de ruptura, valor esse inaceitável dentro dos limites estabelecidos como referência. Mediante a análise dos resultados alcançados, foi demonstrada a clara vantagem em se procederem as análises conjuntas dos métodos determinístico e probabilístico, obtendo-se informações adicionais importantes acerca das decisões a serem tomadas para a resolução do problema em questão.
Developments in research mettodology applied to Civil Engineering, particulary probability analysis, have been discussed. Methods and techniques are continuously analysed for engineering solutions increasing safety and decreasing costs of civil works. This question becomes clear as one deals with slope stability projects. Traditionally, these projects apply deterministic procedures. Most common tools and techniques used in slope measurement usually do not take into account parameter variability. However, it is possible to fit statistical models for all geologic-geotechnic parameters involved in a stability analysis. Using specific procedures is thus feasible to define fracture probabilistics. Under a probabilistic framework, geotechnics professionals may include confidence limits concerning the data of each specific study. The present research was based on those arguments. The slinding ocurred in April 29, 1992 at the Aguas Claras Mine was used as a case study. Results obtained show the advantages of employing both deterministic and probabilistic procedures. Further import information is additionally provided on the specufic problem.
Palavras-chave: Taludes - Estabilidade
Taludes - Análise probabilística
Taludes - Análise determinística
CNPq: Engenharias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: SOARES, Ecidinéia Pinto. Análise de estabilidade de um talude da mina de Águas Claras MBR: uma visão probabilística. 1996. 66f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1996.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9719
Data do documento: 29-Mar-1996
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo14,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.