Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/9953
Tipo: Dissertação
Título: Área de proteção ambiental da serra da piedade: um estudo sobre patrimônio histórico-ambiental e participação social em Visconde do Rio Branco-MG
Serra da Piedade's environmental protection area: a study of historical-environmental patrimony and social participation in Visconde do Rio Branco municipality-MG
Autor(es): Slaibi, Thais Helena de Almeida
Abstract: A presente pesquisa estuda a criação e a gestão da APA da Serra da Piedade, em Visconde do Rio Branco/MG e a participação social nestes processos. Procurou verificar se esta área é considerada pela população como um “patrimônio” histórico-ambiental local, que deve ser preservado, analisando- se as representações coletivas e a memória dos atores envolvidos, a partir de uma abordagem qualitativa e adotando-se o enfoque exploratório e descritivo. A metodologia para coleta de dados empregou a história oral, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como as técnicas de observação não participante e aplicação de questionários semi-estruturados com informantes da área urbana e rural de Santa Maria e Piedade de Cima do município de Visconde do Rio Branco. A partir de trajetórias e levantamentos históricos realizados nesta pesquisa, pôde-se perceber que a não participação da população e seu conseqüente desconhecimento do processo de criação e gestão da UC, mas também as legislações inadequadas, contribuíram para seu estado de abandono e falta de ações eficazes para a sua preservação. Além disso, atualmente, a área demarcada da APA não é significativa para a memória das “populações tradicionais” e urbanas, o que dificulta o envolvimento desses atores sociais em iniciativas de preservação. Porém, algumas áreas de entorno da APA da Serra da Piedade ainda servem de “lugares de memória” destas populações, o que sinaliza que um trabalho de Educação Patrimonial, com instituições governamentais e não governamentais, aliado a um projeto de História Oral no resgate e valorização do patrimônio histórico-ambiental contribuiria para o processo de preservação da APA da Serra da Piedade e para seu reconhecimento como patrimônio local.
This research studies the “APA da Serra da Piedade” creation and management, in Visconde do Rio Branco/MG and the social participation in these processes. It verified if the area is considered by the population as a historical-environmental patrimony, which should be preserved. It analyzed the collective representations and the actors’ memory involved into it, starting from a qualitative approach and adopting the exploratory and descriptive focus. The methodology used to collect data is based on the oral history, bibliographical and documental research, as the techniques of observation and the application of semi-structured questionnaires with informers of the urban and rural area of Santa Maria e Piedade de Cima at Visconde do Rio Branco municipal district. Starting from the paths and historical risings accomplished in this research, it could be noticed that the population’s non participation and the consequent unawareness of the UC’s creative process and management, as the inadequate legislations contributed for its abandonment and the lack of effective actions for its preservation. Besides, the APA’s area is not relevant to the “traditional urban population’s” memory, which difficult the social actors involvement in preservation initiatives. However, some APA’s areas are still used as “memory places” of these population, which signifies that a heritage education , with governmental and non-governmental institutions allied with a Oral History project will rescue and value the historical-environmental patrimony and contribute to the APA’s preservation and its recognition as a local patrimony.
Palavras-chave: Patrimônio cultural - Proteção
Sitios históricos
Área de proteção ambiental - Visconde do Rio Branco (MG)
Participação social
Proteção ambiental
Identidade social
Piedade, Serra da - Visconde do Rio Branco (MG)
CNPq: Ciências Agrárias
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: SLAIBI, Thais Helena de Almeida. Área de proteção ambiental da serra da piedade: um estudo sobre patrimônio histórico-ambiental e participação social em Visconde do Rio Branco-MG. 2005. 170 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9953
Data do documento: 15-Fev-2005
Aparece nas coleções:Extensão Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.