Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/1227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Eloísia Maria Canuto de
dc.date.accessioned2015-03-26T12:43:58Z-
dc.date.available2014-09-24
dc.date.available2015-03-26T12:43:58Z-
dc.date.issued2013-10-14
dc.identifier.citationCASTRO, Eloísia Maria Canuto de. Analysis of losses during the marketing of four tuberous roots: yellow Peruvian root, sweet potato, red beet and carrot in supermarkets of Guanhães / MG. 2013. 89 f. Tese (Doutorado em Plantas daninhas, Alelopatia, Herbicidas e Resíduos; Fisiologia de culturas; Manejo pós-colheita de) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/1227-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar as perdas pós-colheita de quatro raízes tuberosas: batata-baroa, batata-doce, beterraba e cenoura, ocorridas no processo de comercialização em dois supermercados (A e B), na cidade de Guanhães/MG. Os supermercados tinham a mesma capacidade, porém o supermercado B estocava as hortaliças em câmara frigorífica e a exposição nas gôndolas era parcelada de acordo com as vendas. Para obtenção dos dados, fez-se acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo atacadista e pelos varejistas, avaliando as condições de chegada, no momento da compra das raízes (10 amostras) e o descarte em forma de lixo (10 amostras), caracterizando e quantificando os danos, de acordo com a classificação do Programa Brasileiro para Modernização da Horticultura do Centro de Qualidade em Horticultura da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo CQH/CEAGESP, em dois períodos, inverno e verão. As perdas da batata-baroa e cenoura foram maiores no verão no supermercado A, o pode ter ocorrido devido às altas temperaturas e umidade. As perdas de batata-doce foram maiores no inverno e no supermercado B. A baixa umidade do ar neste período pode ter favorecido o murchamento das raízes, levando às perdas. As perdas de beterraba foram maiores no inverno e no supermercado A. A diferença de perda entre os supermercados deve-se às condições de armazenamento e exposição das raízes.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the postharvest losses of four tuberous roots: yellow Peruvian root, sweet potato, red beet and carrot, during the marketing in supermarkets of Guanhães/MG city. The study was conducted in two supermarkets, A and B, which purchase the products from the same wholesale distributor. Supermarkets had similar size, but the supermarket B stocked the produces in cold storage room and the display on the shelves was done according to the sales. In order to obtain the data, it was followed up the practices at wholesaler and on the retail shelves, assessing the conditions during arrival at the time of purchase and at the moment of discard, by characterizing and quantifying the damage, according to the standards practiced by the Brazilian Program for Modernization of Horticulture CQH-CEAGESP in two periods, the winter and summer. The losses of yellow Peruvian root and carrot were higher in the summer for the grocery store A, which may be due to the high temperatures and humidity. Losses of sweet potato were higher during winter and in the supermarket B. The low humidity during this period may have favored the withering, leading to higher losses. Losses of red beets were bigger during winter and in the supermarket A. The differences between the losses in the supermarkets are due to storage conditions and exposure of the roots on the shelves.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHortaliças tuberosaspor
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectPerdaspor
dc.subjectTuberous vegetableseng
dc.subjectMarketingeng
dc.subjectLosseseng
dc.titlePerdas na comercialização de quatro hortaliças tuberosas em supermercados de Guanhães/MGpor
dc.title.alternativeAnalysis of losses during the marketing of four tuberous roots: yellow Peruvian root, sweet potato, red beet and carrot in supermarkets of Guanhães / MGeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302141420221767por
dc.contributor.advisor-co1Puiatti, Mário
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783362Z2por
dc.contributor.advisor-co2Casali, Vicente Wagner Dias
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783038Y4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPlantas daninhas, Alelopatia, Herbicidas e Resíduos; Fisiologia de culturas; Manejo pós-colheita depor
dc.publisher.programDoutorado em Fitotecniapor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIApor
dc.contributor.advisor1Finger, Fernando Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783681Y0por
dc.contributor.referee1Cecon, Paulo Roberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788114T5por
dc.contributor.referee2Ramos, Paula Acácia Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7355201554584039por
dc.contributor.referee3Pontes, Claudia Aparecida
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766993U6por
Aparece nas coleções:Fitotecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.