Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/14032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Alana Alves
dc.contributor.authorPinto, Bryan Nickson Santana
dc.contributor.authorSouza, Vinícius Catão de Assis
dc.date.accessioned2017-11-30T09:22:11Z
dc.date.available2017-11-30T09:22:11Z
dc.date.issued2016-05-02
dc.identifier.issn24469416
dc.identifier.urihttp://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/article/view/71
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/14032
dc.descriptionA Digital Object Identifier (DOI) disponibilizada pela revista não correspondept-BR
dc.description.abstractNeste trabalho será discutida a análise de um conjunto de dados disponibilizados no site QEdu.org, onde estão os resultados das avaliações utilizadas para aferir a qualidade da educação básica no Brasil, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com base nesse banco de dados, buscou-se analisar a situação das escolas públicas estaduais localizadas no município de Viçosa (MG). Para isso, foram utilizados os resultados das provas do ENEM realizadas no período de 2009 a 2014, estabelecendo assim comparações entre as escolas públicas, privadas e o Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI), no que diz respeito às médias gerais, à taxa de participação no exame e às médias em Ciências da Natureza, área de conhecimento que concentra as disciplinas de Biologia, Física e Química. A partir da análise desses dados, buscou-se relacionar a influência do PIBID-Química nos resultados em Ciências da Natureza das escolas participantes, sugerindo algumas ações que podem ser contempladas por esse programa, no sentido de favorecer a aprendizagem dos estudantes nessa área de conhecimento.pt-BR
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista de Engenharia Química e Químicapt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 02, n. 02, p. 082-094, Maio 2016pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectENEMpt-BR
dc.subjectEscolas públicas de Viçosapt-BR
dc.subjectPIBIDpt-BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt-BR
dc.titleAnálise dos resultados do ENEM 2009-2014 como um dos indicadores da aprendizagem de ciências da natureza nas escolas públicas de Viçosa (MG)pt-BR
dc.typeArtigopt-BR
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
71-545-1-PB.pdftexto completo692,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.