Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/14032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Alana Alves | |
dc.contributor.author | Pinto, Bryan Nickson Santana | |
dc.contributor.author | Souza, Vinícius Catão de Assis | |
dc.date.accessioned | 2017-11-30T09:22:11Z | |
dc.date.available | 2017-11-30T09:22:11Z | |
dc.date.issued | 2016-05-02 | |
dc.identifier.issn | 24469416 | |
dc.identifier.uri | http://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/article/view/71 | |
dc.identifier.uri | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/14032 | |
dc.description | A Digital Object Identifier (DOI) disponibilizada pela revista não corresponde | pt-BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho será discutida a análise de um conjunto de dados disponibilizados no site QEdu.org, onde estão os resultados das avaliações utilizadas para aferir a qualidade da educação básica no Brasil, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com base nesse banco de dados, buscou-se analisar a situação das escolas públicas estaduais localizadas no município de Viçosa (MG). Para isso, foram utilizados os resultados das provas do ENEM realizadas no período de 2009 a 2014, estabelecendo assim comparações entre as escolas públicas, privadas e o Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI), no que diz respeito às médias gerais, à taxa de participação no exame e às médias em Ciências da Natureza, área de conhecimento que concentra as disciplinas de Biologia, Física e Química. A partir da análise desses dados, buscou-se relacionar a influência do PIBID-Química nos resultados em Ciências da Natureza das escolas participantes, sugerindo algumas ações que podem ser contempladas por esse programa, no sentido de favorecer a aprendizagem dos estudantes nessa área de conhecimento. | pt-BR |
dc.format | pt-BR | |
dc.language.iso | por | pt-BR |
dc.publisher | Revista de Engenharia Química e Química | pt-BR |
dc.relation.ispartofseries | v. 02, n. 02, p. 082-094, Maio 2016 | pt-BR |
dc.rights | Open Access | pt-BR |
dc.subject | ENEM | pt-BR |
dc.subject | Escolas públicas de Viçosa | pt-BR |
dc.subject | PIBID | pt-BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt-BR |
dc.title | Análise dos resultados do ENEM 2009-2014 como um dos indicadores da aprendizagem de ciências da natureza nas escolas públicas de Viçosa (MG) | pt-BR |
dc.type | Artigo | pt-BR |
Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
71-545-1-PB.pdf | texto completo | 692,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.