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dc.contributor.authorMoura, Luiz Rodrigo Cunha
dc.contributor.authorCunha, Nina Rosa da Silveira
dc.contributor.authorPorto, Giovanni Duarte
dc.contributor.authorMoura, Luiz Eduardo Leite de
dc.contributor.authorPires, Ruthe Rebello
dc.date.accessioned2018-02-06T11:24:40Z
dc.date.available2018-02-06T11:24:40Z
dc.date.issued2015-09-18
dc.identifier.issn2237-4558
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22279/navus.2015.v5n4.p96-112.259
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/17311
dc.description.abstractEntre 1974 e 2003, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística constatou que a água mineral foi o produto que apresentou maior crescimento em seu consumo por parte das famílias brasileiras, sendo que entre 2003 e 2009 o aumento foi de 300%. Este trabalho se atém a um dos itens do Modelo de Difusão de Inovações de Rogers – a inovação -, a qual preconiza que os fatores comunicabilidade, complexidade, compatibilidade, divisibilidade e vantagem relativa, facilitariam o processo de adoção de novos produtos pelos consumidores. O objetivo deste trabalho foi o de refinar a primeira versão da escala de adoção de novos produtos baseada no Modelo de Difusão de Inovações, verificando se ela possui validade nomológica e medir a variância explicada do comportamento passado frequente dos indivíduos em relação ao consumo de água mineral, além da inclusão do construto envolvimento e sua influência sobre o modelo e a escala refinada. Esta é uma pesquisa descritiva e a amostra é formada por alunos universitários. Foi realizado o pré-teste e obteve-se 318 questionários considerados válidos. Após o exame dos dados, a amostra ficou composta por 273 casos. Apesar de alcançar bons níveis de unidimensionalidade, confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, somente um dos construtos da escala (vantagem relativa) apresentou relação significativa com a frequência de ingestão de água mineral. Apesar de apresentar relação significativa com o comportamento passado, a inclusão do construto envolvimento não alterou as relações dos outros construtos, e nem a variância explicada para o consumo de água mineral.pt-BR
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherNavus: Revista de Gestão e Tecnologiapt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 51, n. 41, p. 96-112, Out./Dez. 2015pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectGestão de produtospt-BR
dc.subjectModelo de difusão de inovaçõespt-BR
dc.subjectDesenvolvimento e teste de escalapt-BR
dc.subjectAdoção de novos produtospt-BR
dc.subjectÁgua mineralpt-BR
dc.titleDesenvolvimento de uma nova versão de escala para mensuração das características que incentivam a adoção de novos produtos: um estudo sobre a água mineralpt-BR
dc.typeArtigopt-BR
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