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dc.contributor.authorIonta, Marilda
dc.date.accessioned2018-08-20T14:18:52Z
dc.date.available2018-08-20T14:18:52Z
dc.date.issued2010-01
dc.identifier.issn1983-2656
dc.identifier.urihttp://www.coluni.ufv.br/revista-antiga/?area=volumes_06
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/21203
dc.description.abstractEste artigo narra a experiência de aprender e ensinar a disciplina história para estudantes de Ensino Médio mediante a utilização dos jogos de RPGs em sala de aula. A partir do relato dessa experiência desenvolvida com os alunos CAP- COLUNI busca-se refletir sobre as possibilidades e limites de trabalhar com categorias centrais do conhecimento histórico com os jovens adolescente, tais como: fato histórico, sujeito, subjetividade na história e tempo histórico. Além disso, pretendo enfatizar a importância dos aspectos lúdicos na produção do saber histórico escolar. A utilização dos jogos de RPGs em sala de aula é uma tentativa de utilizar novas linguagens no ensino história. A apropriação dessa linguagem familiar aos adolescentes significou unir prazer, conhecimento e adotar uma postura ética e também política que visa fazer da história uma aventura a ser vivida pelos estudantes e produzir um conhecimento do passado/presente que fosse útil à vida dos jovens do século XXI.pt-BR
dc.description.abstractThis work reports the experience of History teaching and learning in the high school context using RPG games in the classroom. Based on the experience developed with students from CAP-COLUNI, we have reflected about the possibilities and limits of developing with central categories of historical knowledge with adolescents, such as historical fact, subject, subjectivity in history and historical time. Moreover, we emphasize the importance of the production of school historical knowledge through a ludic pedagogy. The use of RPG games in the classroom is an attempt to use new languages in history teaching. The appropriation of this new language, which is familiar to teenagers, meant to unite pleasure, knowledge, and adopt an ethical-political attitude which sought to make history an adventure to be lived by the students and produce a knowledge of the past/present which was useful for the life of the XXI century youth.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista Ponto de Vistapt-BR
dc.relation.ispartofseriesvolume 6, número 1, páginas 23-29, janeiro- dezembro 2010pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectEnsino de históriapt-BR
dc.subjectJogos de RPGspt-BR
dc.subjectNovas linguagenspt-BR
dc.titleAprender e ensinar história: os jogos de RPG na sala de aulapt-BR
dc.typeArtigopt-BR
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