Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/25127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFialho, Edson Soares
dc.contributor.authorSteinke, Ercília Torres
dc.date.accessioned2019-05-09T17:24:50Z
dc.date.available2019-05-09T17:24:50Z
dc.date.issued2017-01
dc.identifier.issn22378642
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.5380/abclima.v20i0.45829
dc.identifier.urihttp://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25127
dc.description.abstractO presente artigo objetiva apresentar os principais resultados de um projeto de pesquisa coletivo que envolveu pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, com a finalidade de analisar um conjunto de livros didáticos de Geografia, dos 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, para identificar como o clima e o tempo são abordados, qual o paradigma utilizado para essa abordagem e como os temas/fenômenos climáticos de escala global são tratados. Para tanto, 40 obras foram analisadas a partir de uma ficha de avaliação. Os resultados mostraram que, em grande parte das obras analisadas, a abordagem da Climatologia nos livros didáticos necessita ser revista para que o aluno possa efetivamente se apropriar de conhecimentos sobre o assunto, de forma articulada com outros temas e com significado para a sua realidade.pt-BR
dc.description.abstractEn este artículo se presentan los principales resultados de un proyecto de investigación colectiva con participación de investigadores de varias instituciones educativas y de investigación en Brasil con el fin de analizar un conjunto de libros de texto de Geografía, de los años de 5o y 6o de primaria, para identificar como se discuten el clima y el tiempo, que el paradigma utilizado y cómo se tratan temas/fenómenos meteorológicos del escala mundial. Con este fin, se analizaron 40 obras con un formulario de evaluación. Los resultados mostraron que, en una gran parte de las obras, el enfoque de la Climatología debe ser revisada para que el estudiante puede tener efectivamente la propiedad de los conocimientos sobre el tema, en coordinación con otros temas y significado a su realidad.es
dc.description.abstractThis article presents the main results of a collective research involving researchers from several educational and research institutions in Brazil with the purpose of analyzing a set of textbooks of Geography, of the 5th and 6th years of elementary school, to identify how the weather and the climate are discussed, which paradigm is used and how issues/weather phenomena in the global scale are treated. To this end, 40 texbooks were analyzed with an evaluation form. The results showed that, in a great part of the texbooks, the approach of Climatology needs to be revised so that the student can effectively take ownership of knowledge on the subject, in coordination with other themes and meaning to their reality.en
dc.formatpdfpt-BR
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherRevista Brasileira de Climatologiapt-BR
dc.relation.ispartofseriesv. 20, p. 71- 96, jan. / jul. 2017pt-BR
dc.rightsOpen Accesspt-BR
dc.subjectEnsinopt-BR
dc.subjectClimatologiapt-BR
dc.subjectLivro didáticopt-BR
dc.subjectEducaciónpt-BR
dc.subjectClimatologíapt-BR
dc.subjectLibro de textopt-BR
dc.subjectEducationpt-BR
dc.subjectClimatologypt-BR
dc.subjectTextbookpt-BR
dc.titleProjeto coletivo sobre avaliação dos conteúdos de Climatologia nos livros didáticos de Geografia dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamentalpt-BR
dc.typeArtigopt-BR
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo648,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.