Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27063
Tipo: Dissertação
Título: Nanociência, nanotecnologia e o ensino de graduação em medicina no Brasil: cenário atual
Nanoscience, nanotechnology and undergraduate medical education in Brazil: current scenario
Autor(es): Fontes, Júnea Pinto
Abstract: A nanociência e nanotecnologia (N&N) tem sido explorada em diversos setores como agricultura, energia e preservação ambiental. Recentemente têm sido abordadas na medicina, sendo denominada de nanomedicina. No Brasil, a aplicação dessa ciência obteve grande evolução, destacando-se o setor de materiais eletrônicos, de comunicação e recentemente na área da saúde. Nessa última, especificamente na medicina, o desenvolvimento de produtos e terapêuticas têm ocorrido de forma acelerado e com metas ambiciosas. Porém, enfrenta grandes desafios como a necessidade de estudos toxicológicos, pré-clínicos e clínicos para avaliar os seus riscos, regulamentações e estruturação da forma de transmissão e ensino deste conhecimento. O investimento no campo educacional na área da saúde, especificamente a medicina, é importante para permitir a capacitação técnica e ética do profissional, sendo o eixo central desta pesquisa. De forma complementar esta pesquisa abordou as atuais contribuições da N&N nas doenças parasitárias consideradas neglicenciadas, por envolver uma área de interesse da pesquisadora, e com o objetivo de melhor compreensão da temática. Os três produtos gerados desta pesquisa foram: Produto 1: Artigo de revisão sistemática pelo método PRISMA, nas bases PubMed e SciELO, com intervalo temporal de 20 de dezembro de 2009 a 20 de dezembro de 2018, com o objetivo de analisar o estado da arte das publicações brasileiras e internacionais direcionadas à N&N e o ensino na medicina. Verificou-se que literatura é escassa sobre esta temática. Produto 2: Artigo original com o objetivo de investigar o cenário brasileiro atual sobre a abordagem da N&N na graduação em medicina, embasar os debates dirigidos à esta abordagem e delinear pontos de vista dos educadores sobre a importância e necessidade da abordagem dessas temáticas. Evidenciou que a abordagem da N&N nos cursos de graduação em medicina no Brasil ainda é incipiente e pouca debatida, e ocorre preferencialmente dentro das disciplinas básicas do currículo médico. Produto 3: Capítulo “Nanotecnologia e a abordagem das Doenças Parasitárias” no livro Tratado de Parasitologia, que investigou as contribuições da N&N nas doenças parasitárias, desvelando o potencial e promessas desssa tecnologia no controle e na erradicação dessas moléstias. Essas são promissoras, porém a literatura ainda é escassa e com poucos estudos na fase clínica de pesquisa. Os dados obtidos nessa pesquisa, evidenciaram que aplicação da N&N na área da saúde e no ensino da medicina ainda se mostra em fases iniciais, não acompanhando o ritmo acelerado do desenvolvimento desse campo. Num futuro breve não haverá como dissociar a prática médica do conhecimento e produtos da N&N. Investimentos em pesquisas qualitativas e quantitativas são necessários para identificação das barreiras existentes para o ensino da temática no campo da medicina. Palavras chaves: Nanotecnologia. Nanociéncia. Nanomedicina. Educação médica. Parasitoses.
N & N has been explored in several sectors such as agriculture, energy and environmental preservation. Recently it has been approached in medicine by the name of nanomedicine. In Brazil, the application of this science had a great evolution, standing out the electronic materials and communication sector, as well as the health area. Major challenges are still faced in healthcare, such as the need for toxicological, preclinical, and clinical studies to assess their risks, regulations, and transmission, and to teach this knowledge. Investment in the educational field is important to enable professional technical and ethical training, setting the central axis of this search. Complementarily, this research addressed the current contributions of N&N in parasitic diseases considered neglected for involving a researcher area of interest, and for better understanding of the theme. The three products generated from this survey were: Product 1: Systematic review article by the PRISMA method in the PubMed and SciELO databases, time range from December 20, 2009 to December 20, 2018, aiming to analyze the state of the art of Brazilian and international publications directed to N&N and medical education. It was found that literature is scarce on this theme. Product 2: Original article with the objective of investigating the current Brazilian scenario about the approach of N&N in undergraduate medicine, basing the debates directed to this issue and delineating educators' views on the importance and necessity of covering these themes. It showed that the approach of N&N in undergraduate medical courses in Brazil is still incipient, little debated and occurs preferentially within the basic disciplines of the medical curriculum. Product 3: Chapter “Nanotechnology and the Parasitic Disease Approach” in the Parasitology Treatise, investigated N&N's contributions to parasitic diseases, unveiling the potential and promise of this technology in controlling and eradicating these diseases. They are promising, but the literature is still scarce and with few studies in the clinical phase of research. The data obtained in this research showed that the application of N&N in health and medical education is still in its early stages, not keeping pace with the rapid pace of development in this field. In a near future, there will be no way to dissociate medical practice from N&N knowledge and products. Investments in qualitative and quantitative research are needed to identify existing barriers for teaching the subject in the medical field. Keywords: Nanotechnology. Nanoscience. Nanomedicine. Medical education. Parasites.
Palavras-chave: Educação médica
Nanotecnologia
Nanociência
Nanomedicina
Parasitologia
CNPq: Ciências da Saúde
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Ciências da Saúde
Citação: FONTES, Júnea Pinto. Nanociência, nanotecnologia e o ensino de graduação em medicina no Brasil: cenário atual. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27063
Data do documento: 12-Jun-2019
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.