Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27323
Tipo: Dissertação
Título: Autonomia ou heteronomia docente: implicações das políticas educacionais curriculares na perspectiva do controle do professor de geografia das escolas públicas de Viçosa-MG
Autonomy or teaching heteronomy: implications of curricular educational policies from the perspective of the control of the teacher of geography of the public schools of Viçosa-MG
Autonomía o heteronomía docente: implicaciones de las políticas educativas curriculares en la perspectiva del control del profesor de geografía de las escuelas públicas de Viçosa-MG
Autor(es): Guimarães, Julio Cesar Abranches
Abstract: A educação pública tem sido objeto de reformas por governos das mais diversas representações partidárias no Brasil. A história da educação brasileira nos mostra que as políticas públicas educacionais (PPE) têm tido um caráter mais temporário do que como políticas de Estado, e se justificam como ações reformistas para responder à crise estrutural do capital. A preocupação do Estado passa a ser com índices e orientações de quem não conhece o chão da escola e o trabalho docente. Deste modo, o trabalho docente sofre cada vez mais interferências de medidas hierarquizadas, influenciadas por determinações de agências internacionais cujos interesses são de natureza externas. Nesta pesquisa abordamos conceitos transversais à defesa de uma autonomia docente (trabalho, alienação, autonomia e heteronomia docente e ideologia), e suas discussões, com um olhar amplo e uma ação pontual, autônoma. Tais discussões contribuem para ratificar a hipótese da perda da noção do potencial do trabalho docente e de sua própria identidade. Isso se justifica com a massificação e administração científica do trabalho docente que modela o professor às formas de um simples monitor e fiscal de sala de aula que atenda as determinações do governo sem se discutir as PPE. As entrevistas realizadas, com docentes da rede pública de ensino de Viçosa, MG, nos apontam que os processos de precarização e proletarização do trabalho docente têm se aprofundado. Esses processos também foram identificados nas análises das PPE em recorte: Conteúdos Básicos Comum de Minas Gerais (CBC-MG), da disciplina de Geografia, e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
Governments of the most diverse partisan representations in Brazil have reformed the public education. The history of Brazilian education shows us that educational public policies (PPE) have had a temporary character than as State policies, and are justified as reformist actions to respond to the structural crisis of the capital. The concern of the State happens to be with indexes and orientations of those who do not know the ground of the school and the teaching work. In this way, teaching work is increasingly interfered with by hierarchical measures, influenced by determinations of international agencies whose interests are external in nature. In this research we approach transversal concepts to the defense of a teaching autonomy (work, alienation, autonomy and teaching heteronomy and ideology), and its discussions, with a broad look and a punctual, autonomous action. Such discussions contribute to the hypothesis of losing the notion of the potential of teaching work and of its own identity. This is justified by the massification and scientific management of teacher work that shapes the teacher into the forms of a simple classroom monitor and prosecutor who meets government mandates without discussing PPE. The interviews conducted with teachers from the public school of Viçosa, MG, show us that the processes of precarization and proletarianization of teaching work have deepened. These processes were also identified in the analysis of the PPE in a cut-out: Common Basic Contents of Minas Gerais (CBC-MG), of the Geography discipline, and of the National Book and Didactic Material Program (PNLD). xRESUMEN
La educación pública ha sido objeto de reformas por gobiernos de las más diversas representaciones partidistas en Brasil. La historia de la educación brasileña nos muestra que las políticas públicas educativas (PPE) han tenido un carácter más temporal que como políticas de Estado, y se justifican como acciones reformistas para responder a la crisis estructural del capital. La preocupación del Estado pasa a ser con índices y orientaciones de quienes no conocen el suelo de la escuela y el trabajo docente. De este modo, el trabajo docente sufre cada vez más interferencias de medidas jerarquizadas, influenciadas por determinaciones de agencias internacionales cuyos intereses son de naturaleza externa. En esta investigación abordamos conceptos transversales a la defensa de una autonomía docente (trabajo, alienación, autonomía y heteronomía docente e ideología), y sus discusiones, con una mirada amplia y una acción puntual, autónoma. Tales discusiones contribuyen a ratificar la hipótesis de la pérdida de la noción del potencial del trabajo docente y de su propia identidad. Esto se justifica con la masificación y administración científica del trabajo docente que modela el profesor a las formas de un simple monitor y fiscal de aula que atienda las determinaciones del gobierno sin discutir las PPE. Las entrevistas realizadas, con docentes de la red pública de enseñanza de Viçosa, MG, nos apuntan que los procesos de precarización y proletarización del trabajo docente se han profundizado. Estos procesos también fueron identificados en los análisis de las PPE en recorte: Contenidos Básicos Comunes de Minas Gerais (CBC-MG), de la disciplina de Geografía, y del Programa Nacional del Libro y del Material Didáctico (PNLD).
Palavras-chave: Liberdade de ensino
Política educacional
Ideologia
Trabalho
Professores de geografia
CNPq: Política Educacional
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: GUIMARÃES, Julio Cesar Abranches. Autonomia ou heteronomia docente: implicações das políticas educacionais curriculares na perspectiva do controle do professor de Geografia das escolas públicas de Viçosa-MG. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27323
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo860,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.