Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27832
Tipo: Dissertação
Título: Violência nas escolas e desempenho dos estudantes do ensino médio no Brasil
School violence and performance of high school students in Brazil
Autor(es): Faria, Antônio Cláudio Lopes de
Abstract: A baixa qualidade da educação e os crescentes níveis de violência nas escolas brasileiras têm sido apontados pela literatura como fenômenos interrelacionados. Nesse sentido, a violência escolar impacta negativamente a qualidade da educação e diminui o processo de acumulação de capital humano, e consequentemente, pode prejudicar a formação social e econômica das vítimas. Diante da importância do tema, o objetivo dessa dissertação é analisar os efeitos da violência nas escolas sobre o desempenho escolar dos estudantes do 3º ano do ensino médio público e privado no Brasil em 2017 na Prova Brasil de Língua portuguesa e Matemática. Nessa etapa de ensino, geralmente, os jovens estão na faixa etária entre 15 e 19 anos, justamente aquela que apresenta maior propensão a prática de atos violentos. A metodologia empregada foi a de modelo de regressão hierárquica com intercepto aleatório de dois níveis, onde o primeiro descreve as características do aluno e do background familiar e o segundo as características da escola, inclusive o indicador de violência. O principal resultado demonstra que a variável foco do estudo, a violência escolar, tem impacto negativo sobre o desempenho escolar médio nas escolas brasileiras, reduzindo diretamente a proficiência dos alunos em 1,33 pontos em Matemática e em 0,79 pontos em Língua portuguesa. Além disso, as variáveis de características do aluno, do background familiar e a maioria dos fatores escolares tiveram os resultados esperados. Cabe destacar que a variável de background familiar com impacto mais elevado foi a que denota a escolaridade da mãe. Além disso, verificou-se que as variáveis que mensuram o impacto da percepção do professor em relação aos problemas de aprendizagem dos alunos tiveram impacto negativo sobre o desempenho escolar. Isso significa que grande parte dos professores formam expectativas em relação a capacidade cognitiva de seus alunos baseando- se em suas características individuais e socioeconômicas. Por sua vez, a variável que mede o efeito do consumo de drogas no ambiente escolar apresentou impacto negativo. Verifica-se também que o percentual de professores efetivos nas escolas tem impacto positivo sobre o desempenho escolar e se constitui numa boa proxy para a rotatividade docente. Por fim, as variáveis que representam as condições de conservação de espaços físicos e equipamentos escolares tiveram impacto positivo sobre o desempenho escolar. Palavras-Chave: Violência. Desempenho Escolar. Modelo Multinível.
The low quality of education and the increasing levels of violence in Brazilian schools have been pointed out by the literature as interrelated phenomena. In this sense, school violence negatively impacts the quality of education and reduces the process of accumulation of human capital, and consequently, it can harm the social and economic formation of the victims. In view of the importance of the theme, the objective of this dissertation is to analyze the effects of violence in schools on the school performance of students of the 3rd year of public and private high school in Brazil in 2017 in the Brazil Test of Portuguese Language and Mathematics. In this stage of education, generally, young people are in the age group between 15 and 19 years old, precisely the one that is most likely to practice violent acts. The methodology used was the hierarchical regression model with a two-level random intercept, where the first describes the characteristics of the student and family background and the second describes the characteristics of the school, including the violence indicator. The main result shows that the study's focus variable, school violence, has a negative impact on average school performance in Brazilian schools, directly reducing students' proficiency by 1.33 points in Mathematics and by 0.79 points in Portuguese. In addition, the variables of student characteristics, family background and most school factors had the expected results. It should be noted that the family background variable with the highest impact was the one that denotes the mother's education. In addition, it was found that the variables that measure the impact of the teacher's perception in relation to students' learning problems had a negative impact on school performance. This means that most teachers form expectations regarding their students' cognitive ability based on their individual and socioeconomic characteristics. In turn, the variable that measures the effect of drug use on the school environment had a negative impact. It also appears that the percentage of effective teachers in schools has a positive impact on school performance and is a good proxy for teacher turnover. Finally, the variables that represent the conditions for the conservation of physical spaces and school equipment had a positive impact on school performance. Keywords: Violence. School Performance. Multilevel Model.
Palavras-chave: Violência na escola - Brasil
Rendimento escolar
Modelo Multiníveis (Estatística)
CNPq: Capital Humano
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Economia
Citação: FARIA, Antônio Cláudio Lopes de. Violência nas escolas e desempenho dos estudantes do ensino médio no Brasil. 2020. 59 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27832
Data do documento: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo598,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.