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Tipo: Dissertação
Título: Fortalecimento da agroecologia em uma escola do campo: diálogos a partir da qualidade do solo
Strengthening agroecology in a rural school: dialogues based on soil quality
Autor(es): Teles, Sérgio Bernardes Sá
Abstract: A Agroecologia é uma abordagem transdisciplinar, participativa e orientada para ação, que visa à implementação de sistemas agroalimentares sustentáveis e regenerativos. O desenvolvimento de pesquisas participativas, que promovam trocas de conhecimento e de experiências é uma medida prioritária para fortalecer a transição agroecológica. Abordagens participativas em pesquisas de qualidade do solo são apontadas como ferramentas úteis para a avaliação e aprimoramento de sistemas agroecológicos de produção e construção do conhecimento agroecológico. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição de metodologias participativas para o fortalecimento da Agroecologia, na escola família agrícola Mãe Jovina, no semiárido baiano, a partir da avaliação participativa da qualidade do solo. O trabalho foi realizado em duas etapas, envolveu educadores e estudantes do ensino médio integrado ao técnico e o estudo do solo de três agroecossistemas da escola, um sistema agroflorestal (SAF), uma área de monocultivo orgânico de Palma Adensada (PA) e uma área degradada (DE). O objetivo da Etapa I foi identificar as percepções dos participantes em relação à qualidade do solo e à Agroecologia, por meio de grupos focais, rodas de conversa e métodos participativos de avaliação da qualidade do solo. Também nesta etapa, amostras de solo dos horizontes A e B foram coletadas e levadas para análise química, física e microbiológica, em laboratório. Na Etapa II, os resultados das análises foram estudados, apresentados e discutidos coletivamente pelos próprios educadores e estudantes, por meio de dinâmicas em grupos. Os participantes foram instigados a propor práticas de manejo, capazes de promover a melhoria da qualidade do solo nos agroecossistemas, e a identificar os processos do solo favorecidos ou gerados por tais intervenções. A análise FOFA (fortalezas, oportunidades, fraquezas, ameaças) foi realizada em grupos com todos os participantes no intuito de identificar elementos estratégicos para o fortalecimento da Agroecologia na EFA. No Capítulo 1, buscou-se avaliar a contribuição das metodologias participativas na construção do conhecimento em solos; no apoio à tomada de decisão no manejo de agroecossistemas; e na melhoria de processos de ensino e aprendizagem em Agroecologia. Já o Capítulo 2 teve como objetivos avaliar, por meio da integração de métodos analíticos e participativos, a qualidade do solo nos três agroecossistemas estudados (SAF, PA e DE); e comparar os resultados dos testes de laboratório com os resultados dos métodos participativos de campo. Ao final desta dissertação, são apresentadas as considerações finais do trabalho. PALAVRAS-CHAVE: Metodologias participativas. Solos. Agroecologia. Escola família agrícola. Semiárido.
Agroecology is a transdisciplinary, participatory, action-oriented approach, aimed at implementing sustainable and regenerative agro-food systems. The development of participatory research that promotes the exchange of knowledge and experience is a priority measure to strengthen the agroecological transition. Participatory approaches in soil quality researches are seen as useful tools for the evaluation and improvement of agroecosystems, and co-creation of agroecological knowledge. This research aimed to analyze the contribution of participatory methodologies to the strengthening of Agroecology, at the Mãe Jovina family farmers school (EFAMJ), in the semiarid region of Bahia state, based on the participatory assessment of soil quality. The work was carried out in two stages, and involved educators and high school students in the study of the soil of three school agro-ecosystems: an agroforestry system (SAF), an organic monoculture area of cactus pear (Oputia ficus) (PA) and a degraded area (DE). The objective of Stage I was to raise the participants' perceptions regarding soil quality and Agroecology, through focus groups, conversation circles and application of participatory methods for soil quality assessment. Also at this stage, soil samples from horizons A and B were collected and taken for chemical, physical and microbiological analysis in the laboratory. On Stage II, laboratory results were studied, presented and discussed collectively by the educators and students themselves, through group dynamics. The participants were encouraged to propose management practices in order to improve soil quality in agroecosystems, and were also asked to reflect about soil processes generated by these management strategies. The SWOT analysis (strengths, weaknesses, opportunities, threats) was carried out in groups with all participants in order to identify strategic elements for strengthening Agroecology in EFAMJ. In Chapter 1, it was sought to evaluate the contribution of participatory methodologies in the co-creation of knowledge in soils; in supporting decision making for local agroecosystems management; and in the improvement of teaching and learning processes in Agroecology. In Chapter 2, the objectives were to evaluate soil quality in the three studied agroecosystems (SAF, PA and DE), through the integration of analytical and participatory methods; and to compare the results of laboratory tests with the results of participatory field methods. At the end of this dissertation, final considerations of the work are presented. KEYWORDS: Participatory methods. Soils. Agroecology. Family farmers school. Semiarid.
Palavras-chave: Agroecologia
Desenvolvimento rural
Solos - Qualidade - Pesquisa
Escola Família Agrícola Mãe Jovina (Ruy Barbosa, BA)
CNPq: Ciência do Solo
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Agroecologia
Citação: TELES, Sérgio Bernardes Sá. Fortalecimento da agroecologia em uma escola do campo: diálogos a partir da qualidade do solo. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28303
Data do documento: 6-Mar-2020
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