Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28427
Tipo: Dissertação
Título: Efeito da ação educativa coletiva sobre o conhecimento e controle do diabetes mellitus: ensaio clínico randomizado controlado
Educational action effect about the knowledge of the disease in patients with Diabetes mellitus: randomized clinical trial
Autor(es): Duarte, Flávia Gonçalves
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar o efeito da ação educativa coletiva sobre o conhecimento e o controle metabólico da doença em pacientes com diabetes mellitus. Para investigar estes desfechos, na presente dissertação é apresentado um artigo original intitulado “Efeito da ação educativa no conhecimento e controle da doença em pacientes com diabetes mellitus: ensaio clínico”. Trata-se de um ensaio clínico controlado, conduzido no Centro Estadual de Atenção Especializada, Viçosa, MG. Participaram do estudo 51 pacientes, sendo 33 (64,7%) do sexo feminino e 18 (35,3%) do sexo masculino. Para seleção dos participantes nos grupos intervenção (GI) e controle (GC) foi utilizada randomização de 1:2. A coleta de dados se deu antes e após a intervenção através da aplicação do questionário Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e consulta do resultado da hemoglobina glicosilada (HbA1c). Todos os participantes realizaram o atendimento individual por meio de consulta com os componentes da equipe multiprofissional (endocrinologista, nutricionista, enfermeira, farmacêutica, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social). Apenas os participantes do GI receberam atendimentos coletivos, através de três encontros com foco educativo, sendo abordados o conceito de diabetes e os tipos da doença, os hábitos alimentares saudáveis e a variação da glicemia capilar, além da importância da atividade física para o controle glicêmico e do uso adequado dos medicamentos. Os dados coletados foram tabulados no software Microsoft Excel2016 e processados pelo software IBM SPSS Statistics 20 considerando um nível de significância de 5%. Após estratificar as variáveis em escore de conhecimento (EC) ≤ 8 e EC > 8, houve associação significativa após intervenção, apresentando OR = 2,1 (1,4 – 3,0) para o desfecho no GI e os níveis de HbA1c foram significativamente menores nos dois grupos após o período da intervenção. Além disso, houve diminuição significativa na média da HbA1c no GI (7,75 ± 1,6) quando comparado ao GC (9,4 ± 2,1) ao final do estudo. Deste modo, pode- se concluir que as intervenções educativas em grupo contribuíram positivamente na aquisição do conhecimento sobre DM e na melhora do controle glicêmico nos pacientes avaliados. Palavras-chave: Educação em Saúde. Diabetes Mellitus. Conhecimento. Hemoglobina A Glicada. Autocuidado. Ensaio Clínico.
The purpose of this study was to analyze the educational action effect about the knowledge and the metabolic control of the disease in patients with diabetes mellitus. To investigate these outcomes, in this dissertation is presented an original article titled “Educational action effect about the knowledge of disease in patients with Diabetes mellitus: clinical trial”. It is a controlled clinical trial, conducted in the State Center for Specialized Care in Viçosa/MG. Enrolled in the survey 51 patients, being 33 (64,7%) female, and 18 (35,3%) male. For the selection of the participants in the intervention groups (IG) and control (CG) was used randomization of 1:2. The data collect came before and after the intervention by applying the questionnaire Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) and consult of the result of glycosylated hemoglobin. (HbA1c). All participants carried out the individual attendance by means of consultation with the components of the multiprofessional team (endocrinologist, nutritionist, nurse, pharmacist, psychologist, physiotherapist and social workers). Only the participants of IG received collective attendances which have come through three encounters with educational focus, being approached the concept of diabetes and the types, the healthy eating habits and the capillary blood glucose variation, besides the importance of physical activities for the glycemic control and the proper use of medicines. The data collected were tabbed in the software Microsoft Excel 2016 and processed by software IBM SPSS Statistics 20 considering a significance level of 5%. After stratify the variables in knowledge score (KS) ≤ 8 and KS > 8, the distribution had presented itself with significate association after intervention, presenting OR = 2,1 (1,4 – 3,0) for the ending in IG. In addition, the levels of HbA1c were significantly smaller in two groups after the intervention period. Besides that there was a significant decrease in the average of HbA1c in IG GI (7, 75 ± 1, 6) when compared to CG ((9,4 ± 2,1) at the end of the study. Thus, we can conclude that the group educational interventions contributed positively in knowledge acquisition about DM and improvement of glycemic control in the endorsed patients. Keywords: Health Education. Diabetes Mellitus. Knowledge. Hemoglobin. Glycated Hemoglobin A. Self-care. Clinical Trial.
Palavras-chave: Educação em saúde
Diabetes mellitus
Conhecimento
Hemoglobina A Glicada
Ensaio clínico
CNPq: Ciências Biológicas
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Ciências da Saúde
Citação: DUARTE, Flávia Gonçalves. Efeito da ação educativa coletiva sobre o conhecimento e controle do diabetes mellitus: ensaio clínico randomizado controlado. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28427
Data do documento: 9-Jul-2020
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo5,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.