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Tipo: Dissertação
Título: Idosos universitários e reconhecimento: acesso, permanência e os desafios na Universidade Federal de Viçosa
University seniors and recognition: access, permanence and challenges at the Federal University of Viçosa
Autor(es): Fernandes, Camila Aparecida Carneiro
Abstract: A inclusão, a permanência e os desafios enfrentados pelos idosos universitários, estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), são os temas deste trabalho. A pesquisa foi desenvolvida na respectiva universidade e foram entrevistados sete estudantes com idade igual ou acima de sessenta anos que estavam regularmente matriculados na instituição. O objetivo geral foi compreender as relações de reconhecimento que os alunos idosos mantêm com a Universidade. A metodologia utilizada para a melhor compreensão do corpus investigado foi a Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Na análise do corpus, identificamos o funcionamento de 10 (dez) temas dominantes, que se materializaram nos textos dos sujeitos idosos. Estes interdiscursos foram agrupados de acordo com as três esferas da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth: Amor, Direito e Solidariedade. Dentre os dez temas, construídos através do processo de-superficialização do corpus, foram definidos para análise as relações intergeracionais, os estereótipos sobre a velhice e idosos com acessibilidade e deficiência na UFV. Após a análise dos discursos dos sujeitos entrevistados, identificamos uma heterogeneidade nos modos como esses sujeitos atribuem sentidos sobre sua relação com a Universidade. No primeiro tema - relações intergeracionais - os universitários falaram sobre as vivências e o aprendizado com os colegas mais novos, o sentimento de exclusão dos grupos de trabalho e a ausência do reconhecimento do próprio sujeito enquanto idoso. Nesta esfera, foram manifestados exemplos de desrespeitos sofridos, apesar da construção simultânea da autoconfiança necessária para participar da vida pública. Observamos, pois, que suas atitudes têm relação com histórias de êxito na construção do vínculo amoroso com os familiares. No que tange à esfera do Direito - estereótipos sobre a velhice -, notamos diferença no tratamento destinado às idosas e aos idosos. As idosas frequentemente são questionadas sobre o motivo do retorno aos estudos, além de acusações sobre roubar o lugar do jovem. Para os idosos não há repreensões. Deduzimos, portanto, que eles possuem reconhecimento nesta esfera, ao contrário das mulheres idosas que, ao relatarem seus desconfortos, demonstraram compreender que seus direitos são diferentes dos oferecidos aos outros universitários. E na Solidariedade - idosos com acessibilidade e deficiência na UFV - percebemos que as sugestões de melhorias são tão diversas quanto os modos de viver a velhice por cada um dos entrevistados. Consideramos, igualmente, que para alguns sujeitos as lutas por reconhecimento na Universidade não são travadas por todos os entrevistados. Diante disso, propomos encaminhamentos para o fortalecimento das políticas para idosos na universidade, que abrangem a educação sobre a velhice, o processo de envelhecimento e os direitos dos idosos, o estímulo à convivência entre pessoas de diferentes idades e a ampliação dos atendimentos da Unidade de Políticas Inclusivas (UPI). Palavras-chave: Educação Superior. Idosos. Reconhecimento. Discurso.
Inclusion, permanence and challenges faced by elderly university students, students at the Federal University of Viçosa (UFV), are the themes of this work. The research was carried out at the respective university and seven students were interviewed, aged 60 years or over, who were regularly enrolled at the institution. The general objective was to understand the recognition relationships that elderly students have with the University. The methodology used for a better understanding of the investigated corpus was Discourse Analysis (AD) of French line. The analyzed data were collected through semi-structured interviews. In the analysis of the corpus, we identified the functioning of 10 (ten) dominant themes, which materialized in the texts of the elderly subjects. These interdiscourses were grouped according to the three spheres of Axel Honneth's Theory of Recognition: Love, Law and Solidarity. Among the ten themes, constructed through the corpus de-superficialization process, intergenerational relationships, stereotypes about old age and elderly with accessibility and disability at UFV were defined for analysis. After analyzing the speeches of the interviewed subjects, we identified a heterogeneity in the ways in which these subjects attribute meanings about their relationship with the University. In the first theme - intergenerational relations - the university students talked about their experiences and learning with their younger colleagues, the feeling of exclusion from work groups and the lack of recognition of the subject as an elderly person. In this sphere, examples of disrespect suffered were expressed, despite the simultaneous construction of the self-confidence necessary to participate in public life. We observed, therefore, that their attitudes are related to success stories in building a loving bond with family members. Regarding the sphere of Law - stereotypes about old age - we note a difference in the treatment for the elderly and the elderly. Elderly women are often asked about the reason for returning to school, as well as accusations about stealing the young man's place. There is no reprimand for the elderly. We deduce, therefore, that they have recognition in this sphere, unlike elderly women who, when reporting their discomforts, demonstrated to understand that their rights are different from those offered to other university students. And in Solidarity - elderly people with accessibility and disabilities at UFV - we noticed that the suggestions for improvements are as diverse as the ways of living old age for each of the interviewees. We also consider that for some subjects the struggles for recognition at the University are not fought by all respondents. In view of this, we propose guidelines for strengthening policies for the elderly at the university, which include education about old age, the aging process and the rights of the elderly, encouraging coexistence between people of different ages and expanding care at the Health Care Unit. Inclusive Policies (UPI). Keywords: College education. Seniors. Recognition. Speech.
Palavras-chave: Idosos - Educação (Superior)
Reconhecimento (Psicologia)
Análise do discurso
CNPq: Educação de Adultos
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: FERNANDES, Camila Aparecida Carneiro. Idosos universitários e Reconhecimento: acesso, permanência e os desafios na Universidade Federal de Viçosa. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28535
Data do documento: 27-Mar-2020
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