Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28546
Tipo: Dissertação
Título: Ser ou não ser professor: participação de licenciados em Ciências Biológicas no Pibid e suas implicações para a escolha e atuação profissional
Be or not to be a teacher: undergraduate Biological Science students’ participation in Pibid and its effects to the choice and to professional performance
Autor(es): Cabral, Uyrá Elizabeth Gomes
Abstract: Nos últimos dez anos, políticas educacionais têm sido implementadas em cursos de licenciaturas visando incentivar e melhorar a formação do licenciando para atuar na docência. Tais políticas buscam inserir os licenciandos no contexto da Educação Básica a fim de que eles se aproximem da realidade da profissão docente, além de torna-los atores ativos em seu processo de formação e de despertar o interesse destes graduandos em atuar como professores no Ensino Básico. Esta inserção se configura como oportunidade de trocas de experiências entre os atores das universidades e os atores da Educação Básica de modo a aproximar as duas instituições, além de permitir que o licenciando coloque em prática a teoria e os ensinamentos aprendidos durante o curso de graduação. Nesse sentido, esta investigação foi realizada tendo como participantes os egressos que foram bolsistas do Pibid. Buscamos conhecer, junto aos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (MG), como a participação no Pibid influenciou sua escolha pela profissão e se o fato de terem participado do programa contribuiu, de alguma forma, para a sua atuação profissional. O presente trabalho adota uma abordagem qualitativa baseada na perspectiva Construcionista Social. Para construir os dados, foram utilizados questionário e entrevistas e, no processo de interpretação dos dados, foi realizada a Análise de Conteúdo. Foi possível perceber que participar de programas como o Pibid possibilita ao estudante refletir sobre suas pretensões profissionais. Além disso, o egresso teve a oportunidade de verificar se aquela era, ou não, a profissão na qual eles desejam atuar, já que a experiência dentro da escola o fez conhecer a realidade de sua futura profissão. Foi possível reconhecer que o processo de escolha da profissão não é algo feito simplesmente por preferências, pois há uma série de outros fatores que podem influenciar nessa tomada de decisão. Para os participantes desta pesquisa, foi perceptível que a sala de aula é uma opção profissional e que o Pibid teve influência na tomada de decisão na vida profissional daqueles que passaram por essa experiência. Palavras-chave: Pibid. Escolha Profissional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Construcionismo Social.
In the last ten years, educational policies have been implemented in graduation courses aiming to encourage and to improve graduation training to act in teaching. These policies seek to insert the undergraduates in the context of basic education in order to bring them closer to reality of teaching profession, besides making them active actors in their training process and arousing student’s interest in acting as elementary school teachers. This insertion is configured itself as an opportunity to change experiences between the colleges’ actors, besides allowing the undergraduate student put the theories and lessons learnt during the graduation course in practice. In this way, this investigation was conducted having as participants students who were scholarship holders in Pibid. We seek to know, with the undergraduate students of Biological Science from Federal University of Viçosa (MG), how participation in Pibid influenced their choices by profession and if this program contributed, in some way, for their professional performance. This paper takes a qualitative approach based on the Social Constructionist perspective. To construct the data, questionnaire and interviews were used and, in the process of interpreting the data, content analysis was performed. It was possible to realize that participating in programs such as Pibid enables students to reflect on their professional intentions. Besides that, students had the opportunity to verify whether or not that the profession in which they want to work on, since the experience within the school made him know the reality of their future profession. It was also recognized that the process of choosing the profession is not something simply done by preferences, because there are a number of other factors that can influence tis decision making. For the participants of this research, it was noticeable that the classroom is a profession option and that Pibid influenced the decision- making time in the professional life of those who had this experience. Keywords: Pibid. Professional Choice. Degree in biological sciences. Social Constructionism.
Palavras-chave: Ensino - Orientação profissional
Construcionismo social
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
CNPq: Psicologia Educacional
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CABRAL, Uyrá Elizabeth Gomes. Ser ou não ser professor: participação de licenciados em Ciências Biológicas no Pibid e suas implicações para a escolha e atuação profissional. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28546
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.