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Tipo: Dissertação
Título: Caso simulado CTS e temas controversos na educação científica e tecnológica: aspectos da produção e análise discursiva de uma matriz de referência
Simulated case and controversial topics on scientific and technologicaleEducation: aspects of production and discursive analysis of a reference array
Autor(es): Silva, Matheus Henrique Sobral
Abstract: Percebendo a necessidade de um estudo mais sistemático sobre o modo como vêm sendo abordados temas controversos na Educação CTS, por meio de casos simulados, desenvolvemos este trabalho de mestrado. O objetivo geral foi realizar uma análise discursiva do processo de elaboração de uma matriz de referência para a construção e realização de casos simulados CTS, produzida nesta pesquisa, para ser utilizada por outros professores ao longo do planejamento da referida estratégia. Como referencial teórico-metodológico, adotamos uma interlocução entre os pressupostos da Análise de Discurso de linha franco-brasileira, baseada em Pechêux e Eni Orlandi, e algumas referências do campo da Educação CTS. Esta interlocução nos possibilitou analisar e problematizar sentidos de ciência, de tecnologia e de casos simulados presentes nos diferentes textos que mobilizamos para a construção e a análise da matriz de referência. Três foram as ações de pesquisa que traçamos para alcançar o nosso objetivo geral: (i) um estudo de revisão sistemático – a partir do qual encontramos sete trabalhos que aplicaram casos simulados e/ou que planejaram propostas minuciosamente descritas. Partindo das discussões e direcionamentos que produzimos por meio da revisão, (ii) construímos uma matriz de referência na intenção de orientar o planejamento de casos no contexto brasileiro de Educação CTS. De forma simultânea à construção da matriz, (iii) realizamos uma análise discursiva do seu percurso de elaboração, na qual nos valemos de três principais construtos da AD – intertexto, silenciamento e mecanismo de antecipação. Levando em conta o trabalho produzido, sinalizamos a necessidade de ampliação e sistematização das iniciativas de casos simulados no contexto brasileiro da Educação Científica e Tecnológica, bem como a necessidade de se pensar modelos democráticos de tomada de decisões no âmbito da estratégia que de fato simulem uma dinâmica de negociação. Acreditamos que a matriz de referência elaborada apresenta grande potencial para produzir deslocamentos de sentidos neutros e autônomos de C e T que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades de participação social e caminhar mais um passo para a superação da tecnocracia, principalmente no âmbito de práticas a serem realizadas em contextos latino-americanos que se orientem pela articulação CTS-PLACTS-Freire, da qual a matriz se aproxima.Palavras-chave: Caso simulado. Matriz de Referência. Revisão Sistemática. Educação CTS. Análise de Discurso.
We developed this master's work after realizing the need for a more systematic study of how controversial topics in STS Education are being approached, through simulated cases. The general objective was to carry out a discursive analysis of the elaborating process of a reference array for the construction and application of simulated STS cases, produced in this research, to be used by other teachers throughout the planning of the referred strategy. As a theoretical-methodological framework, we adopted an interlocution between the assumptions of the Franco-Brazilian Discourse Analysis (DA), based on Pechêux and Eni Orlandi, and some references from the field of STS Education. This interlocution allowed us to analyze and discuss the meanings of science, technology, and simulated cases present in different texts that we mobilized for construction and analysis of the reference array. Three were the research actions that we traced to reach our general objective: (i) a systematic review study – from which we found seven works that applied simulated cases and or that planned carefully described proposals. Based on the discussions and directions that we produced through the review, (ii) we built a reference array to guide case planning in the Brazilian context of STS Education. Simultaneously with the construction of the array, (iii) we carried out a discursive analysis of its elaboration process, in which we made use of three main DA constructs – intertext, silencing and anticipation mechanism. Taking into account the work produced, we signal the need to expand and systematize the initiatives of simulated cases in the Brazilian context of Scientific and Technological Education, as well as the need to think about democratic decision-making models within the scope of the strategy, which simulate a dynamic of negotiation. We believe that the elaborated reference array has great potential to produce displacements of neutral and autonomous meanings of S and T, which can contribute to the development of social participation skills, and go one step further towards overcoming technocracy, mainly within the scope of practices to be carried out and Latin American contexts, and which are guided by the CTS-PLACTS-Freire articulation, which the array approximates.Keywords: Simulated Case. Reference Array. Systematic Review. STS Education. Discourse Analysis.
Palavras-chave: Análise do discurso
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia educacional - Estudo de casos
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SILVA, Matheus Henrique Sobral. Caso simulado cts e temas controversos na educação científica e tecnológica: aspectos da produção e análise discursiva de uma matriz de referência. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28857
Data do documento: 21-Jul-2021
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