Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29021
Tipo: Dissertação
Título: Burocracia e identidade profissional de terceirizados: o caso da UFV/CAF
Bureaucracy and outsourced professional identity: the case of UFV/CAF
Autor(es): Faria, Jéssica Costa de
Abstract: Esta dissertação analisou a identidade dos sujeitos terceirizados, sob a ótica da burocracia presente na administração pública, que permeia os contratos de terceirização de mão de obra, através de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal (UFV/CAF). O percurso teórico buscou aprofundar na administração pública e seus processos burocráticos, na terceirização e sua origem e no fenômeno da identidade. Foi adotado o construcionismo social como posicionamento epistemológico, acreditando que existe uma base comum institucionalizada entre os sujeitos, que permite um inter-relacionamento entre eles, mas que, ao mesmo tempo, as pessoas constroem sua realidade por meio da comunicação a partir de tais interações sociais nas quais fazem parte, de modo que cada pessoa constrói sua realidade de forma distinta em um mesmo contexto (BERGER; LUCKMAN, 1985). O estudo de caso foi feito através de uma triangulação de dados, com três métodos de coleta: entrevistas semiestruturadas com os indivíduos terceirizados e com os gestores e fiscais de contrato de mão de obra, ouvidos para compreender as características burocráticas que permeiam sua função e para ter a percepção do outro acerca da identidade construída pelos sujeitos; análise documental, na busca por compreender os mecanismos que envolvem a terceirização no ambiente público; e observação, levando em conta a proximidade da autora com os sujeitos de pesquisa. Como resultados, foram obtidos três percursos semânticos principais: a identidade dos funcionários terceirizados; as características burocráticas; e os mecanismos da terceirização. O primeiro percurso semântico trouxe três temas que são as personagens do discurso e sua representação para os funcionários; a trajetória profissional subjetiva dos terceirizados; e as semelhanças e diferenças que existem entre funcionários terceirizados e servidores. O segundo percurso semântico trata de procedimentos, avaliações e rotinas burocráticas da terceirização, envolvendo a atuação dos fiscais frente ao trabalho prescrito e à percepção da legislação. E o terceiro percurso semântico possui um tema, que trata das dificuldades, benefícios e possíveis melhorias da terceirização, trazidas pelos servidores e pelos funcionários terceirizados. Como conclusões, tem-se que os terceirizados vivem sob constante insegurança profissional, devido à duração dos contratos e aos casos pregressos de falência de empresas. O campus UFV – Florestal, a cidade de Florestal e a empresa terceirizada foram as personagens de maior destaque em suas identidades. Por fim, foi relatada a identidade de exclusão que permeia os terceirizados, principalmente devido à diferença de tratamento e de direitos e deveres à qual são submetidos no dia a dia. Palavras-chave: Identidade. Terceirização. Administração Pública. Burocracia.
This dissertation analyzed the identity of outsourced subjects, from the perspective of the bureaucracy present in public administration, which permeates labor outsourcing contracts, through a case study carried out at the Federal University of Viçosa – Campus Florestal (UFV/CAF). The methodological path sought to deepen in public administration and its bureaucratic processes, in outsourcing and its origin, and in the phenomenon of identity. Social constructionism was adopted as an epistemological position, believing that there is an institutionalized common base among the subjects, which allows an interrelationship between them, but that at the same time, people build their reality through communication based on such social interactions which are part. So that each person builds their reality differently in the same context (BERGER; LUCKMAN, 1985). The case study was carried out through data triangulation, with three collection methods: semi-structured interviews with outsourced individuals and with managers and labor contract inspectors, who were heard to understand the bureaucratic characteristics that permeate their function and to have the other's perception about the identity constructed by the subjects; document analysis, seeking to understand the mechanisms that involve outsourcing in the public environment; and observation, taking into account the author's proximity to the research subjects. As a result, three main semantic paths were obtained: the identity of outsourced employees; bureaucratic features; and outsourcing mechanisms. The first semantic journey brought three themes that are the characters in the speech and their representation to employees; the subjective professional trajectory of outsourced workers; and the similarities and differences that exist between outsourced employees and servers. The second semantic route deals with the procedures, evaluations and bureaucratic routines of outsourcing, involving the performance of inspectors in relation to the prescribed work and the perception of legislation. The third semantic path has a theme, which deals with the difficulties, benefits and possible improvements of outsourcing, brought by servers and outsourced employees. In conclusion, outsourced workers live under constant professional insecurity, due to the duration of contracts and previous cases of company bankruptcy. The UFV – Florestal campus, the city of Florestal and the outsourced company were the most prominent characters in their identities. Finally, the identity of exclusion that permeates outsourced workers was reported, mainly due to the difference in treatment and in the rights and duties to which they are submitted on a daily basis. Keywords: Identity. Outsourcing. Public Administration. Bureaucracy.
Palavras-chave: Identidade
Terceirização
Administração Pública
Burocracia
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: FARIA, Jéssica Costa de. Burocracia e identidade profissional de terceirizados: o caso da UFV/CAF. 2021. 217 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvcrp.2021.006
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29021
Data do documento: 23-Set-2021
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.