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Tipo: Dissertação
Título: Autoficção e memória em A gorda de Isabela Figueiredo
Autofiction and memory in A gorda by Isabela Figueiredo
Autor(es): Gomes, Nathália Cardoso
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo o estudo do romance A gorda de autoria da escritora moçambicana Isabela Figueiredo lançado primeiramente em 2016. Pensando o romance como a continuação de seu primeiro trabalho, a autobiografia Cadernos de memórias coloniais, propomos uma leitura autoficcional e memorialística do romance, uma vez que, através de dados biográficos da autora e através de entrevistas, é possível observar diversas semelhanças entre a protagonista do romance, Maria Luísa e sua criadora, Isabela Figueiredo: ambas são filhas de pais colonos portugueses, frequentaram o colégio interno, são professoras e jornalistas, além de compartilharem a semelhança física sendo ambas mulheres gordas. Desse modo, através da leitura proposta, foi possível observar que, através da Autobiografia, foi criada uma narrativa que revisita a história através da história individual, trazendo à luz temas que já foram silenciados como a colonização portuguesa na África, nesse caso específico, em Moçambique e as questões inerentes ao ser mulher. Dividido em três capítulos, esta dissertação mobiliza conhecimentos acerca da Pós-modernidade, da Autoficção, da memória e da história. Em um primeiro momento discutimos as possibilidades temáticas e formais abertas pelo pós-moderno e as mudanças ocorridas na literatura portuguesa desse período recorrendo, principalmente, a autores como Lyotard (2021), Santos (2013), Lourenço (2016), Hutcheon (1991), Bauman (1996) e Real (2012). Em seguida, no nosso segundo capítulo, abordamos o trajeto da escrita de si até chegarmos à Autoficção e suas especificidades. Para tal, recorremos, principalmente, a Bakhtin (2018), Lejeune (2014), Colonna (2014), Lecarme (2014), Gasparini (2014) e Booth (1978). Já em nosso terceiro capítulo, propomos a interseção entre Autoficção, memória e história, buscando entender como, através da organização formal do romance, a autora recupera as memórias de seu lar, tanto o moçambicano quanto o português, e revisita a história da colonização portuguesa em Moçambique através dos embates geracionais com o pai e questiona o lugar da mulher através dos embates ideológicos com a mãe. Para estas discussões recorremos a Said, Nora (1993), Kosaleck (2016), LeGoff, Bachelard (1978), Nietzsche (2007). PALAVRAS-CHAVE: Literatura contemporânea. Pós-modernidade. Autoficção. Memória. História.
The present work aims to study the novel A gorda by the Mozambican writer Isabela Figueiredo, first released in 2016. Thinking of the novel as a continuation of her first work, the autobiography Cadernos de Memórias Coloniais, we propose an autofictional and memorialistic reading of the novel, since, through the author's biographical data and through interviews, it is possible to observe several similarities between the protagonist of the novel, Maria Luísa and its creator, Isabela Figueiredo: both are daughters of Portuguese colonist parents, attended boarding school, are teachers and journalists, as well as sharing the physical resemblance being both fat women. Thus, through the proposed reading, it was possible to observe that, through Autobiography, a narrative was created that revisits history through individual history, bringing to light themes that have already been silenced such as Portuguese colonization in Africa, in this specific case, in Mozambique and the issues inherent to being a woman. Divided into three chapters, this dissertation mobilizes knowledge about Postmodernity, Autofiction, memory and history. At first, we discuss the thematic and formal possibilities opened up by the postmodern and the changes that occurred in Portuguese literature of this period, resorting mainly to authors such as Lyotard (2021), Santos (2013), Lourenço (2016), Hutcheon (1991), Bauman (1996) and Real (2012). Then, in our second chapter, we approach the path of self-writing until we reach Autofiction and its specificities. To this end, we mainly use Bakhtin (2018), Lejeune (2014), Colonna (2014), Lecarme (2014), Gasparini (2014) and Booth (1978). In our third chapter, we propose the intersection between Autofiction, memory and history, seeking to understand how, through the formal organization of the novel, the author recovers the memories of her home, both Mozambican and Portuguese, and revisits the history of Portuguese colonization in Mozambique through generational clashes with the father and questions the place of women through ideological clashes with the mother. For these discussions we turn to Said, Nora (1993), Kosaleck (2016), LeGoff, Bachelard (1978), Nietzsche (2007). KEYWORDS: Contemporary literature. Pos-modernism. Autofiction. Memory. History.
Palavras-chave: Ficção romântica portuguesa
Autobiografias fictícias
Literatura moderna – Séc. XXI
Memória
História
CNPq: Literaturas Estrangeiras Modernas
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: GOMES, Nathália Cardoso. Autoficção e memória em A gorda de Isabela Figueiredo. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.221
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/30837
Data do documento: 4-Mar-2022
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