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Tipo: Dissertação
Título: Análise das dissertações do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) do estado de Minas Gerais
Analysis of the theses of the Professional Master's Degree in Public Administration in the National Network (PROFIAP) in the state of Minas Gerais, Brazil
Autor(es): Deus, Lidiane Alves de
Abstract: Os primeiros programas de mestrado profissional surgiram no Brasil na década de 1990 e, desde então, são uma realidade crescente no cenário atual da pós-graduação brasileira. Diferentemente dos programas na modalidade acadêmica, criados, sobretudo, com o objetivo do preparo para a atuação na docência e na pesquisa, os programas profissionais visam formar indivíduos para o enfrentamento de problemáticas relacionadas ao seu campo de atuação nos variados setores do mundo do trabalho. Dentre os mais de 800 programas profissionais do País está o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP, oferecido em todas as regiões do Brasil, por meio de 21 universidades associadas, o qual possui entre seus propósitos capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas. Este trabalho objetivou identificar, descrever e analisar as características das dissertações produzidas no PROFIAP do estado de Minas Gerais, desde a criação do programa, em 2014, até o ano de 2021. Trata-se de um estudo de abordagem mista - quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, que se valeu de pesquisa documental, mediante coleta de dados nos sites do PROFIAP, das cinco instituições mineiras associadas ao programa (UFJF, UFSJ, UFTM, UFV e UNIFAL), da Plataforma Lattes, do Portal da Transparência do Governo Federal e da Plataforma Sucupira. Foram analisadas 178 dissertações defendidas por egressos do PROFIAP-MG. Os resultados do estudo demonstraram que o programa tem um público heterogêneo, composto de um número equilibrado entre homens e mulheres, embora seja predominante a presença feminina, e de indivíduos advindos de diversos cursos de graduação, sendo grande parte possuidora de pelo menos um curso de especialização e a maioria servidores públicos do poder executivo federal. Os docentes mais atuantes, nas funções de orientador, coorientadores e membros das bancas, são da UFV e da UNIFAL, instituições pioneiras em oferecer o programa em Minas Gerais e principais formadoras de mestres pelo PROFIAP no estado. As dissertações possuem, em média, 116 páginas cada uma. O principal eixo temático pesquisado é Transformação e Inovação Organizacional, representando 30,90% dos trabalhos. A maioria das palavras-chaves aparecem apenas uma única vez, demonstrando a grande variedade nos assuntos tratados nos trabalhos. Os locais de pesquisa mais estudados são as instituições de ensino superior públicas. Predominam pesquisas feitas sob abrangência local e com a presença de seres humanos, sendo os principais sujeitos pesquisados servidores públicos. A maioria dos mestrandos opta por fazer pesquisas classificadas quanto à abordagem como qualitativas, quanto aos objetivos como descritivas e quanto aos procedimentos técnicos como documentais e estudos de caso. Praticamente um quarto dos mestres pelo programa cadastraram em seu Currículo Lattes ao menos uma produção bibliográfica vinculada ao tema do seu trabalho. Evidenciou-se que as dissertações estão vinculadas a problemas da área dos profissionais-alunos, os quais, por serem, majoritariamente, servidores públicos, lotados em instituições de ensino superior, têm beneficiado principalmente esses órgãos pela realização de suas pesquisas. Conclui-se que o PROFIAP-MG é um importante gerador e difusor de novos saberes na área de Administração Pública, tendo contribuído, significativamente, para a evolução da produção científica nesse âmbito e para a busca de melhorias para a gestão pública. Como produto técnico, esta pesquisa desenvolveu relatório com recomendações visando a melhoria, fortalecimento e ascensão do PROFIAP em todo o País. Palavras-chave: Administração Pública. Mestrado Profissional. Dissertações.
In Brazil, the first professional master programmes emerged in the 1990s and, since then, they are a growing reality in the current scenario of Brazilian graduate studies. Unlike academic programmes, created with the main objective of preparing to work in teaching and research, professional programmes aim to train individuals to face problems related to their field of activity in various sectors of the corporate world. Among more than 800 professional programmes in this country is the Professional Master's Degree in Public Administration in National Network - PROFIAP, offered in all regions of Brazil, through 21 associated universities, which has among its purposes to train professionals to exercise administrative practice advanced in public organizations. This work aimed to identify, describe and analyse the characteristics of the master's theses produced in PROFIAP in the state of Minas Gerais, since the creation of the programme, in 2014, until the year 2021. It is a study with a mixed approach - quantitative and qualitative, of an exploratory-descriptive nature through documentary research, through data collection on the PROFIAP websites, the five Minas Gerais institutions associated with the programme (UFJF, UFSJ, UFTM, UFV and UNIFAL), the Lattes Platform, the Brazilian Government's Transparency Portal and of the Brazilian Sucupira Platform. 178 master theses defended by graduates of PROFIAP-MG were analysed. The study showed that the programme has a heterogeneous audience, composed of a balanced number of men and women, although the presence of women is predominant, and individuals from different undergraduate courses, most of whom have at least one specialization (latu senso) course and most of them work for the federal executive branch. The most active professors, in the role of supervisor, co-supervisors and members of the committees, are from UFV and UNIFAL, pioneering institutions in offering the programme in Minas Gerais and main trainers of masters through PROFIAP in the state. The theses have, on average, 116 pages each. The main thematic axis researched is Organizational Transformation and Innovation, representing 30.9% of the works. Most keywords appear only once, demonstrating the wide variety in the subjects addressed in the works. The most studied research sites are public higher education institutions. Research carried out under local scope and with the presence of human beings predominates, being the main subjects surveyed government employee. Most master students choose to conduct research classified as qualitative in terms of approach, descriptive in terms of objectives, and in terms of technical procedures, such as documents and case studies. Approximately a quarter of the masters through the programme registered at least one bibliographical production linked to the theme of their work in their Lattes Curriculum. It was evident that the dissertations are linked to problems in the professional-student area, which, as they are mostly public servants, working in higher education institutions, have mainly benefited these bodies by carrying out their research. It is concluded that PROFIAP-MG is an important generator and disseminator of new knowledge in the area of Public Administration, having contributed significantly to the evolution of scientific production in this area and to the search for improvements in public management. As a technical product, this research developed a report with recommendations aiming at the improvement, strengthening and rise of PROFIAP throughout the country. Keywords: Public administration. Professional master degree. Master theses.
Palavras-chave: Administração Pública
Mestrado Profissional
Dissertações
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: DEUS, Lidiane Alves de. Análise das dissertações do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) do estado de Minas Gerais. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31046
Data do documento: 25-Abr-2023
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

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