Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31103
Tipo: Dissertação
Título: O ensino remoto da Física usando a linguagem da hipermídia
Remote physics teaching using the language of hypermedia
Autor(es): Nascimento, Túlio do
Abstract: Um inegável efeito social pós pandemia consiste na crescente aceitação e utilização do ensino remoto em diferentes níveis de aprendizagem. A presente dissertação relata a investigação da construção e oferta do ensino remoto por meio de hipermídias e foi elaborada durante o período de pandemia. Estudamos a pertinência e adequação das teorias de aprendizagem ao ensino remoto e a utilização destas teorias na construção da hipermídia. Construímos e aplicamos o ensino remoto por meio da hipermídia ao longo dos anos de pandemia. Nos seis capítulos da dissertação apresentamos um modelo de hipermídia, tratando do ensino do tema energia elétrica e capacitores. A construção da hipermídia modelo está minuciosamente relatada e explicada com vistas a se constituir em um instrumento de auxílio aos professores que eventualmente venham a praticar o ensino remoto. Dentro do escopo desta construção, também elaboramos e apresentamos uma nova rota didática para abordagem do tema, correlacionando a energia das tempestades com a capacitância. O conceito de capacitância surge então de uma maneira natural, fundamentado em argumentos e em arrazoado conhecido pelos alunos. A dissertação é finalizada com um manual que trata da construção da hipermídia, utilizando um software específico de fácil acesso e utilização, e de um roteiro de aula para o ensino de capacitores no ensino médio utilizando a abordagem proposta. Palavras-chave: Hipermídia. Física. Capactância. Metodologia de ensino.
An undeniable post-pandemic social effect is the increasing of acceptance and use of remote teaching at different levels of learning. The present dissertation reports on the investigation of the construction and provision of remote teaching through hypermedia and was prepared during the pandemic period. We studied the relevance and appropriateness of learning theories to remote teaching and the use of these theories in the construction of hypermedia. We built and applied remote learning through hypermedia during the pandemic years and present here the results of this experience. In the six chapters of the dissertation we present a hypermedia model, dealing with the teaching of the subject electric energy and capacitors. The construction of the hypermedia model is thoroughly reported and explained in order to become an aid to teachers who eventually practice remote teaching. Within the scope of this construction, we also elaborate and present a new didactic route to approach the theme, correlating the energy of the storms with capacitance. The concept of capacitance then emerges in a natural way, based on arguments and reasoning known to the students. The dissertation is concluded with a manual that deals with the construction of the hypermedia, using a specific software of easy access and use, and a class script for teaching capacitors in high school using the proposed approach. Keywords: Hypermedia. Physics. Capacity. Teaching methodology.
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Física - Estudo e ensino - Multimídia interativa
Ensino à distância
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Física
Citação: NASCIMENTO, Túlio do. O ensino remoto da Física usando a linguagem da hipermídia. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.781
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31103
Data do documento: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.