Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31130
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do Conhecimento no Setor Público: estudo em um departamento de uma Universidade Pública Federal
Knowledge Management in the Public Sector: study in a department of a Federal Public University
Autor(es): Miranda Filho, Dante Evangelista
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como a Gestão do Conhecimento (GC) é utilizada no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (DRH-UFMG). A pesquisa foi realizada mediante abordagem de métodos mistos, uma vez que a coleta de dados envolveu as abordagens quantitativa e qualitativa. Já em relação aos objetivos, a pesquisa é classificada como explanatória e quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa possui como delineamento o levantamento. Para a coleta de dados, primeiramente foi aplicado um questionário aos 51 servidores ativos do DRH-UFMG, onde obteve-se a participação de 46 servidores. Nesse questionário, além das questões referentes a caracterização dos participantes, os participantes foram indagados sobre o seu conhecimento e experiência prévia sobre GC e convidados a sugerirem práticas de GC a serem implementadas no departamento. Além disso, no questionário foi incluído o instrumento para avaliação da GC proposto por Batista (2012), que permitiu avaliar por meio de uma escala de pontuação, os Fatores Críticos de Sucesso de GC Liderança, Processos, Pessoas, Tecnologia e os critérios Processos de GC, Resultados da GC e Aprendizagem e Inovação. Posteriormente, para aprofundar algumas questões levantadas no questionário, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 27 servidores do DRH-UFMG. Em relação aos resultados, constatou-se a existência de algumas práticas isoladas de GC realizadas de maneira informal. Diante da pontuação obtida em cada um dos critérios de GC, foi possível identificar que o departamento se encontra em um nível inicial de maturidade em GC, o que significa que o departamento compreende a necessidade da implementação da GC. Além disso, através das falas coletadas nas entrevistas, foram identificados pontos negativos e positivos ligados aos Fatores Críticos de Sucesso de GC avaliados, assim como aos critérios Processos de GC, Resultados da GC, Aprendizagem e Inovação. Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Administração Pública. Setor Público. Universidade Pública.
The study had as the main objective to understand how Knowledge Management (KM) is used at the Department of Human Resources Development of the Federal University of Minas Gerais (DRH-UFMG). The research was realized by mixed methods research approach because data collection involved both quantitative and qualitative approaches. In relation to the objectives, the research is classified as explanatory and descriptive and as for the technical procedures, the research has the survey as an outline. For data collection, a questionnaire was first applied to the 51 active employees of the DRH-UFMG, in which 46 employees participated. In this questionnaire, in addition to the questions referring to the characterization of the participants, the participants were asked about their knowledge and previous experience on KM and invited to suggest KM practices to be implemented in the department. In addition, the questionnaire included the KM assessment tool proposed by Batista (2012), which made it possible to assess, using a scoring scale, the KM Critical Success Factors Leadership, Processes, People, Technology and the criteria KM Processes, KM Outcomes and Learning and Innovation. Subsequently, to deepen some of the questions raised in the questionnaire, semi-structured interviews were carried out with 27 employees of the DRH-UFMG, distributed among members of the board, advisory and divisions of the department, including the middle managers. Regarding the results, it was verified the existence of some isolated KM practices carried out informally. Given the score obtained in each of the KM criteria, it was possible to identify that the department has an initial KM maturity level, which means that the department understands the need to implement KM. In addition, negative and positive points inherent to the KM Critical Success Factors evaluated were also identified, as well as to the criteria KM Processes, KM Results, Learning and Innovation. Keywords: Knowledge Management. Public Administration. Public Sector. Public University.
Palavras-chave: Gestão de Conhecimento
Administração Pública
Setor Público
Universidade Pública.
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: MIRANDA FILHO, Dante Evangelista. Gestão do Conhecimento no Setor Público: estudo em um departamento de uma Universidade Pública Federal. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31130
Data do documento: 24-Mai-2023
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.