Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31218
Tipo: Tese
Título: Morar enquanto estudante: mudanças nos espaços destinados à habitação de estudantes universitários em Viçosa – MG no período de 1990 a 2022
Living as a student: changes in housing spaces of university students in Viçosa- MG, from 1990 to 2022
Autor(es): Souza, Maressa Fonseca e
Abstract: Esta pesquisa visou compreender o contexto habitacional de estudantes universitários residentes na cidade de Viçosa, em Minas Gerais, tendo em vista características de seus espaços de moradia e modos de morar. Tal desígnio direcionou uma investigação qualitativa de caráter exploratório e descritivo, desenvolvida a partir de objetivos específicos que conduziram a estruturação da tese ao formato de quatro artigos científicos. O primeiro artigo propôs o levantamento do estado da arte sobre a temática de habitação estudantil em contextos universitários, utilizando como metodologia a revisão sistemática de literatura. A revisão identificou perspectivas de estudo relevantes para a pesquisa, dentre elas: estudantificação, satisfação residencial, preferências habitacionais e mudanças nas configurações de moradia estudantil. O segundo artigo elucidou aspectos sócio-históricos, por meio de revisão de literatura, visando compreender as mudanças nas formas de habitação estudantil, destacando-se o processo de individualização social na modernidade e suas consequências para os modos de morar dos universitários e sua constituição enquanto categoria social. O terceiro artigo propôs identificar mudanças na configuração espacial de unidades habitacionais produzidas pelo mercado imobiliário visando a população de estudantes universitários em Viçosa em um período de três décadas. A pesquisa documental coletou projetos arquitetônicos de edifícios construídos nas imediações de instituições de ensino superior da cidade, cuja morfologia espacial das unidades habitacionais foi analisada de forma comparativa. Entrevistas com agentes do mercado imobiliário permitiram compreender suas percepções sobre as mudanças nas formas de moradia dos estudantes e nas configurações de habitação específicas deste público. A ascensão de tipologias habitacionais com área reduzida, de modelos de habitação vinculados a serviços de hospedagem e um processo de individualização de formas de moradia estudantil fornecidas pelo mercado foram os principais resultados obtidos nesta etapa. Por fim, o quarto artigo abordou as percepções dos universitários sobre as condições de seus espaços habitacionais e seus modos de morar em Viçosa, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes residentes na cidade. Os modos de morar foram analisados em termos de aspectos sociodemográficos, características das formas de moradia, características físicas e de uso dos espaços, percursos habitacionais, fatores de escolha, preferências e satisfação residencial. A investigação apontou o compartilhamento de moradias e configuração de repúblicas estudantis como formas predominantes de habitação entre os estudantes, também evidenciou a preferência por espaços individuais e percursos habitacionais que se direcionam para o compartilhamento de moradias com menos pessoas ou mesmo o anseio pela moradia individual. Os resultados indicaram restrições de acesso à habitação em áreas próximas às instituições de ensino, devido ao alto custo, assim como percepções sobre a qualidade das moradias ofertadas nestas regiões devido às áreas reduzidas e espaços restritos. Como principais contribuições da pesquisa se destacam a originalidade na abordagem sobre a temática da habitação estudantil no Brasil, a perspectiva da estudantificação e forte atuação do mercado imobiliário na configuração da oferta de habitação para estudantes na cidade de Viçosa, bem como a abordagem feita diretamente aos estudantes visando compreender seus contextos habitacionais. Palavras-chave: Habitação estudantil. Estudantificação. Mercado imobiliário. Modos de morar.
This research aimed to understand the housing context of university students residing in the city of Viçosa, in Minas Gerais, considering the characteristics of their living spaces and ways of living. This purpose guided a qualitative investigation of an exploratory and descriptive nature, developed from specific objectives that led to the structuring of the thesis in the format of four scientific articles. The first article proposed a survey of the state of the art about student housing in university contexts, using a systematic literature review as methodology. The review identified study perspectives relevant to the research, including: studentification, residential satisfaction, housing preferences and changes in student housing configurations. The second article clarified socio-historical aspects, through a literature review, aiming to understand the changes in the forms of student housing, highlighting the process of social individualization in modernity and its consequences for the ways of living of university students and their constitution as social category. The third article proposed to identify changes in the spatial configuration of housing units produced by the real estate market targeting the population of university students in Viçosa over a period of three decades. The documentary research collected architectural projects of buildings built nearby higher education institutions in the city, whose spatial morphology of housing units was analyzed comparatively. Interviews with agents from the real estate market allowed to understand their perceptions about the changes in students' housing styles and specific housing configurations for this public. The rise of housing typologies with reduced area, of housing models linked to hotel services and a process of individualization of forms of student housing provided by the market were the main results obtained in this stage. Finally, the fourth article addressed the university students' perceptions about the conditions of their living spaces and their ways of living in Viçosa, through survey and semi-structured interviews with students residing in the city. The ways of living were analyzed in terms of sociodemographic aspects, characteristics of the forms of housing, physical characteristics and use of spaces, housing pathways, choice factors, preferences and residential satisfaction. The investigation pointed the housing share as predominant form of dwell among students, it also showed the preference for individual spaces, like bedrooms, and housing pathways that are directed towards sharing housing with fewer people or even the desire for individual housing. The results indicated restrictions on access to housing in areas close to educational institutions, due to the high cost, as well as perceptions about the quality of housing offered in these regions, due to reduced areas and restricted spaces. As main contributions of the research stand out the originality in the approach about student housing in Brazil, the perspective of studentification and strong performance of the real estate market in the configuration of the housing offer for students in the city of Viçosa, as well as the approach made directly to the students in order to understand their housing contexts. Keywords: Student housing. Studentification. Real estate market. Ways of living.
Palavras-chave: Estudantes - Habitações - Viçosa (MG)
Mercado imobiliário
Habitações - Projetos e construção
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Doutor em Economia Doméstica
Citação: SOUZA, Maressa Fonseca e. Morar enquanto estudante: mudanças nos espaços destinados à habitação de estudantes universitários em Viçosa – MG no período de 1990 a 2022. 2023. 209 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.345
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/31218
Data do documento: 28-Fev-2023
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