Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/32201
Tipo: Dissertação
Título: As transformações na gestão de pessoas no pós-pandemia e a influência sobre a qualidade de vida dos servidores: a realidade das universidades federais mineiras
The transformations in people management in the post-pandemic period and the influence on the quality of life of employees: the reality of federal universities in Minas Gerais
Autor(es): Luz, Jorge Lucas Santos da
Abstract: A pandemia da COVID-19 representou um desafio global sem precedentes, impactando de forma abrangente e profunda todos os aspectos da vida, incluindo a saúde pública, a economia e as relações sociais. Nesse contexto, as universidades foram diretamente afetadas, tendo que realizar adaptações significativas em suas atividades e rotinas diárias. A suspensão das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto, juntamente com a interrupção de pesquisas e a necessidade de comunicação virtual, trouxeram novos desafios para estudantes, professores e demais servidores universitários. Este estudo tem como objetivo compreender as estratégias de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) adotadas durante a pandemia nas universidades federais mineiras e identificar como essas estratégias afetaram os seus servidores com base no modelo de QVT de Walton (1973). Primeiramente, foi realizada coleta documental nos sites das 11 universidades federais mineiras, a partir de portarias, notas técnicas, decretos e notícias relacionadas às ações relacionadas à QVT. Em seguida, foram realizadas entrevistas com 15 servidores de 5 destas instituições. Utilizando a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), os documentos e as entrevistas foram submetidos a uma pré-análise, análise e tratamento dos dados. Os resultados destacam a importância de medidas flexíveis e adaptativas, levando em consideração as necessidades e demandas dos servidores. As universidades demonstraram esforços em promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, priorizando a saúde física e mental dos servidores. As análises vislumbraram também a relevância de políticas de suporte psicológico, como programas de orientação e apoio emocional, evidenciando a preocupação com o bem-estar global dos servidores. Além disso, a valorização do desenvolvimento profissional foi observada por meio de ações como capacitações online e incentivos para aprimoramento docente. Essas estratégias contribuíram para manter a motivação e o engajamento dos servidores durante um período adverso. Por fim, foi possível observar como as diferenças sociais e de gênero influenciam na propensão dos servidores ao teletrabalho. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Qualidade de Vida no Trabalho. Universidades Federais. Pandemia.
The COVID-19 pandemic represented an unprecedented global challenge, comprehensively and profoundly impacting all aspects of life, including public health, the economy and social relations. In this context, universities were directly affected, having to make significant adaptations to their daily activities and routines. The suspension of in-person classes and the transition to remote teaching, along with the interruption of research and the need for virtual communication, brought new challenges for students, teachers and other university staff. This study aims to understand the Quality of Work Life (QWL) strategies adopted during the pandemic at federal universities in Minas Gerais and identify how these strategies affected their employees based on Walton's QWL model (1973). Firstly, documentary collection was carried out on the websites of the 11 federal universities in Minas Gerais, based on ordinances, technical notes, decrees and news related to actions related to QWL. Next, interviews were carried out with 15 employees from 5 of these institutions. Using the content analysis proposed by Bardin (2016), the documents and interviews were subjected to pre-analysis, analysis and data processing. The results highlight the importance of flexible and adaptive measures, taking into account the needs and demands of employees. Universities have demonstrated efforts to promote a healthy and balanced work environment, prioritizing the physical and mental health of employees. The analyzes also highlighted the relevance of psychological support policies, such as guidance and emotional support programs, highlighting the concern for the overall well-being of employees. Furthermore, the appreciation of professional development was observed through actions such as online training and incentives for teaching improvement. These strategies contributed to maintaining employee motivation and engagement during a challenging period. Finally, it was possible to observe how social and gender differences influence employees' propensity to telework. Keywords: Human resource management. Pandemic. Quality of work life. Federal Universities.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho
Universidades Federais
Pandemia
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: LUZ, Jorge Lucas Santos da. As transformações na gestão de pessoas no pós-pandemia e a influência sobre a qualidade de vida dos servidores: a realidade das universidades federais mineiras. 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvcrp.2023.013
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/32201
Data do documento: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo11,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.