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Tipo: Dissertação
Título: Políticas públicas de acesso ao ensino superior: os resultados do SISU na Universidade Federal de Viçosa
Public policies for access to higher education: the results of SISU at Federal University of Viçosa
Autor(es): Rodrigues, Aline Xisto
Abstract: O Sistema de Seleção Unificada (SISU) integra uma política nacional de educação com vistas à ampliação do acesso democrático ao ensino superior. Entende-se que o acesso democrático vai além da possibilidade de ingresso, devendo permitir também a permanência do estudante. Desse modo o presente estudo abordou os resultados do SISU, na Universidade Federal de Viçosa (UFV)- Campus Sede, no que tange ao acesso, permanência e desempenho dos estudantes. Primeiramente analisou-se a evolução do acesso, permanência e desempenho de todos os estudantes matriculados no Campus Viçosa, no período de 2006 a 2015. Posteriormente foi realizada semelhante análise em relação aos estudantes matriculados em cada um dos cinco grupos de ingresso, existentes a partir da lei 12.711/2012, no período de 2013 a 2015. A análise do acesso foi realizada com base na evolução anual do perfil dos estudantes regularmente matriculados. A análise da permanência baseou-se nos índices de evasão no período em estudo e o desempenho dos estudantes foi analisado a partir do coeficiente de rendimento acumulado (CRA) médio dos mesmos. Realizou-se uma metodologia de pesquisa descritiva, tendo como fonte de dados os sistemas da UFV, e o método de abordagem utilizado foi o quantitativo. De acordo com os resultados, nos últimos anos ocorreu na instituição uma maior diversificação dos estudantes quanto ao gênero e faixa etária. Também foi crescente o percentual de estudantes vindos da rede pública de ensino. Entretanto, observou-se que o aumento da presença feminina esteve atrelado a cursos de áreas bem específicas e o aumento no percentual de estudantes vindos da rede pública esteve associado a cursos de menor demanda. Com relação à mobilidade, permanência e rendimento dos estudantes, os resultados demonstraram queda. No entanto, as análises estatísticas indicaram haver relação dessa queda com fatores pertinentes à ampliação de vagas no ensino superior, além de possibilidades como o PROUNI e o FIES, que garantiram maiores oportunidades aos estudantes nos últimos anos.
The Unified Selection System (SISU) integrates a national education policy with efforts for the expansion of democratic access to higher education. It is understood that democratic access to higher education must go beyond the possibility of admission and allow student’s permanency. Thus the present study addressed the results of SISU, in the Federal University of Viçosa (UFV) – campus headquarters, in terms of student access, permanency and performance. Primarily, it was analyzed how the access, permanency and performance of students enrolled in Viçosa’s campus evolved during the period of 2006 to 2015. Next, a similar analysis was performed regarding the students enrolled in each one of the five groups of admission that exists since the quota law (12.711/2012), throughout the period of 2013 to 2015. The analysis about access was performed based on annual evolution of students’ profile. The analysis about permanency was based on the dropout rates from the period under review, and performance was analyzed according to the average ofthe students’accumulated performance coefficient (CRA). A descriptive research methodology was performed having sources in the UFV’s system database, and the method of approach was quantitative. According to the results there was higher diversification of students relative to gender and age group during the last years. The percentage of students from public schools also increased. However, it was observed that the increase of female presence hasbeen linked to courses from very specific areas, and the increase of the percentage of students from public schools has been associated with courses of lower demands. In relation to student mobility, permanency and performance, the results showed a downfall. Although, the statistical analysis indicated a relationship between this downfall and relevant factors of the expansion of places in higher education, as well as the possibilities of PROUNI and FIES which guaranteed more opportunities for students in the last years.
Palavras-chave: Políticas públicas
Ensino Superior
Sistema de Seleção Unificada - SISU
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: RODRIGUES, Aline Xisto. Políticas públicas de acesso ao ensino superior: os resultados do SISU na Universidade Federal de Viçosa. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/32206
Data do documento: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

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