Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/3303
Tipo: Dissertação
Título: Locais de preparação e comércio de cachorro-quente: avaliação higiênico-sanitária e o ponto de vista do consumidor
Título(s) alternativo(s): Hot dog preparation and selling: hygienic-sanitary evaluation and consumers perception
Autor(es): Torres, Simone Angélica Meneses
Primeiro Orientador: Silva, Neuza Maria da
Primeiro coorientador: Teixeira, Karla Maria Damiano
Segundo coorientador: Azeredo, Raquel Monteiro Cordeiro de
Primeiro avaliador: Bartolomeu, Tereza Angélica
Segundo avaliador: Ribeiro, Rita de Cássia Lanes
Abstract: O fornecimento de alimentos seguros é relevante sob o ponto de vista da saúde pública, visto que alimentos contaminados colocam em risco a saúde da população, além de representar perdas econômicas expressivas para empresas e consumidores. Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer um diagnóstico da situação envolvida na venda e no consumo do cachorro-quente vendido nas ruas de Viçosa-MG, no que diz respeito às suas condições higiênico-sanitárias, à percepção do consumidor em relação à qualidade deste alimento e às razões para o seu consumo. Para atender aos objetivos do estudo, o perfil socioeconômico dos consumidores de cachorro-quente foi investigado por meio de entrevistas e questionários, sendo consideradas as seguintes variáveis: sexo, estado civil, número de filhos, faixa etária, grau de escolaridade e renda familiar. Os consumidores também foram questionados a respeito dos hábitos de consumo e dos níveis de percepção relacionados às condições higiênico-sanitárias dos locais de venda deste alimento. Além disto, foram observadas e avaliadas condições higiênico- sanitárias dos locais de venda, com a finalidade de preencher um check-list para verificação da adequação às Boas Práticas de Fabricação. Também foram realizadas análises microbiológicas de contagem total de mesófilos aeróbios, Staphylococcus aureus e coliformes totais e fecais para detectar possíveis contaminações do alimento pesquisado. A partir da análise dos dados pôde-se inferir que a maioria dos consumidores deste tipo de alimento pertencia ao sexo masculino, compunha-se de solteiros e possuía menos de 30 anos de idade, havia cursado o ensino médio ou tinha o ensino superior incompleto e a renda familiar correspondia a menos de cinco salários mínimos. Observou-se que a maioria dos consumidores de cachorro-quente em Viçosa-MG consome este alimento em carrinhos ambulantes e percebe como boas as condições higiênico-sanitárias do local. Os locais de venda estudados possuem licença para o funcionamento em vias públicas e alvará sanitário emitido pela Vigilância Sanitária da cidade. Com relação à avaliação das condições higiênico-sanitárias dos locais de venda estudados, em ambos os locais a maior inadequação observada foi relativa ao equipamento ambulante (carrinhos). Os resultados também permitiram concluir que as amostras de cachorros- quentes avaliadas encontravam-se de acordo com os padrões microbiológicos estabelecidos pela legislação vigente, para os microrganismos analisados, o que pode sugerir a existência de práticas de higiene adequadas nos pontos de venda pesquisados.
Food safety is a relevant public health issue, since contaminated food is a risk factor for the population, representing expressive economic losses for companies and consumers. This research aimed to diagnose the business of purchasing and consuming hot dogs sold on the streets of Viçosa-MG, its hygienic-sanitary conditions, consumers perceptions regarding quality of this type of food and reasons for consumption. To meet the objectives of this study, the socioeconomic profile of hot dog consumers was assessed by means of interviews and questionnaire, based on the following variables: sex, civil status, number of children, age range, schooling level and family income. Consumers were also asked about their consuming habits and levels of perception of the hygienic-sanitary conditions of the mobile hot dog vendor carts. Besides, hygienic- sanitary conditions were observed and evaluated, with the purpose to fill out a check-list to verify adequacy to the Good Practices of Manufacturing. Microbiological analysis using total count of aerobe mesophyll Staphylococcus aureus and total and fecal coliforms were also carried out to detect possible contamination of the food investigated. Based on data analysis, it could be inferred that most consumers of this type of street food were single males under 30, high school graduates or with incomplete college education, and family income less than five minimum wages, Most of the hot dog consumers in Viçosa-MG were found to buy this food from hot dog vendors, and perceived as good the hygienic sanitary conditions of the hot dog vendor carts. Such carts have a license to operate in the streets and a sanitary license issued by the local Sanitary Vigilance Office. Regarding the hygienic-sanitary conditions of the carts studied, in both places, the worst inadequacy observed was related to the hot dog cart equipment. The results also led to the conclusion that the hot dog samples evaluated were in compliance with the microbiological standards established by the current legislation for the microorganisms evaluated, suggesting the existence of adequate hygiene practices in the hot dog carts researched.
Palavras-chave: Consumidor
Alimentos vendidos na Rua
Segurança do alimento
Consumer
Food sold on the streets
Food safety
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor
Citação: TORRES, Simone Angélica Meneses. Hot dog preparation and selling: hygienic-sanitary evaluation and consumers perception. 2008. 79 f. Dissertação (Mestrado em Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3303
Data do documento: 29-Mai-2008
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