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Tipo: Dissertação
Título: A aprendizagem profissional da docência nas representações sociais de professores do ensino médio no contexto do trabalho docente
Título(s) alternativo(s): Professional teaching learning in the social representtion of teachers at secondary school
Autor(es): Maciel, érica Miranda
Primeiro Orientador: Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
Primeiro coorientador: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Primeiro avaliador: Nunes, Célia Maria Fernandes
Abstract: As instituições educativas e os profissionais que nela atuam são desafiados permanentemente a reconstruírem seus saberes, para que possam acompanhar as mudanças de uma sociedade em constante processo de transformação. Emergem, pois, novas demandas no campo da formação docente, em que ser professor envolve um processo de desenvolvimento e aprendizagem permanente, constituído a partir de experiências vivenciadas ao longo da trajetória pessoal e profissional. Considerando o professor um agente que produz conhecimento e reflete sobre sua prática, torna-se importante compreender os processos por meio dos quais o docente aprende a se tornar professor. Em face dessas considerações, este estudo objetivou compreender como os professores do Ensino Médio representam o aprendizado profissional docente em suas trajetórias de formação e de atuação. Pretendeu, ainda, identificar, nas representações sociais dos referidos professores, os saberes, as experiências e os interlocutores constitutivos da aprendizagem da profissão docente, bem como elucidar os desafios e possibilidades vislumbrados nos contextos de formação. A pesquisa norteou-se metodologicamente pela abordagem qualitativa e teve o questionário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados. Para interpretá-los, recorreu-se ao procedimento da análise de conteúdo. O contexto de atuação profissional, marcado por processos de precarização do trabalho docente, em que se sublinham a degradação das condições de trabalho docente, a presença de abandono e desistência da profissão, constitui um eixo emergente na estruturação dos conteúdos discursivos. Esse eixo perpassa todas as questões e discussões que envolvem a configuração do ser docente no ensino médio e as reais condições para o efetivo aprendizado profissional no contexto da formação continuada. As considerações apresentadas apontaram para a compreensão de que o aprendizado profissional da docência não depende, apenas, que o professor mobilize processos cognitivos, como a reflexão, a conscientização e a criticidade na construção dos seus saberes, pois a operacionalização desses processos depende das condições contextuais da atividade docente. O ser e aprender na docência são parte estruturante da construção da subjetividade humana, cuja existência se materializa na práxis educativa.
Educational institutions and the professionals who work in there are permanently challenged to rebuild their knowledge so they can follow the changes of a society which is in a constant formation process. New demands arise in the field of teachers graduation, in which to be a teacher involves a permanent process of learning and development, made up by experiences lived over the personal and professional life course. Taking into account that a teacher is an agent who produces knowledge and reflects on its practicing, it is important to understand the processes through which the teacher learns to become a teacher. Thus, the objective of this study was to understand how a teacher of a secondary school represents the teaching professional learning on their graduation course. It was also aimed to identifying, in the social representations of teacher professional learning, as well as clarifying the challenges and possibilities seen in the formation context. This work was methodologically guided by the qualitative approach and used a questionnaire and interview as tools for data collection. Contend analysis was used to interpret those data. The work organization and precariousness of their conditions in scope of the teaching activity constitute an emerging axis in the building of discursive contents. This axis passes by all questions and discussions involving configuration of being a teacher in the secondary teaching and the real conditions for the effective professional learning in the context of continuing education. Considering the importance, recurrence and emergence on the speech of the interviewers, it is needed to understand the professional learning process of the teachers in view of the present context of development in teaching work and the real conditions for its effectiveness. Those concerning pointed to the understanding that teaching professional learning do not depend only on the mobilization of the cognitive process by the teachers, as thinking, awareness and criticism for building their knowledge because the running of those processes depends on the contextual conditions of the teacher practice. The being and learning in teaching are part of the construction s framework of the human subjectivity, whose existence is materialized in the education praxis.
Palavras-chave: Formação docente
Aprendizado profissional
Representações sociais
Teacher training
Professional learning
Social representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas
Citação: MACIEL, érica Miranda. Professional teaching learning in the social representtion of teachers at secondary school. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3432
Data do documento: 15-Ago-2012
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