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dc.contributor.authorMontanari, Rodrigo Marques
dc.date.accessioned2015-03-26T13:27:44Z-
dc.date.available2008-03-05
dc.date.available2015-03-26T13:27:44Z-
dc.date.issued2007-08-16
dc.identifier.citationMONTANARI, Rodrigo Marques. Study of the mechanical behavior of cold and hot bituminous mixtures for pavement surface application. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia; Saneamento ambiental) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/3694-
dc.description.abstractO presente trabalho consta de um estudo comparativo, em laboratório, do comportamento mecânico de misturas betuminosas a frio e a quente para fins de pavimentação de vias, empregando agregados procedentes da pedreira da cidade de Ervália, Estado de Minas Gerais, Brasil. Os ligantes betuminosos utilizados foram: emulsões asfálticas catiônicas RL 1C e RM 1C e o cimento asfáltico de petróleo CAP 50- 70. Misturas betuminosas a frio e a quente foram preparadas de acordo com as energias de compactação recomendadas pelo Instituto de Asfalto (75 golpes para tráfego pesado e 50 golpes para tráfego médio). Inicialmente, obteve-se uma composição granulométrica para os agregados que atendeu simultaneamente às faixas C e B das especificações de serviço do DNIT para misturas betuminosas a frio e a quente, respectivamente. Para a dosagem das misturas utilizou-se o método Marshall para obtenção do teor de projeto de ligante de cada uma delas. Nessas condições e nas suas proximidades, além do ensaio anteriormente citado, empregaram-se também os seguintes ensaios para o estudo do desempenho mecânico das misturas: resistência à tração por compressão diametral e triaxial de cargas repetidas. Para as misturas betuminosas a frio, a influência da energia de compactação não foi significativa no que se refere à fluência, porcentagem de vazios e estabilidade, visto que os valores obtidos para estes parâmetros foram próximos para as duas energias de compactação investigadas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists of a laboratory comparative study of the mechanical behavior of hot and cold bituminous mixtures for pavement surface application using aggregates from the quarry of the city of Ervália, Minas Gerais state, Brazil. RL-1C and RM-1C cationic asphalt emulsions, as well CAP 50-60 asphalt cement were used throughout the study. Hot and cold bituminous mixtures specimens were compacted using the medium and heavy traffic compaction efforts recommended by the Asphalt Institute (75 blows for heavy traffic, and 50 blows for medium traffic). Initially, a grain size composition of the aggregates was generated in order to attend the aggregate distributions B and C of the DNIT, respectively, for hot and cold bituminous mixtures. Aggregate mixtures optimum bitumen contents were determined via the Marshall test. Others strength tests performed in the bituminous mixtures around at the optimum bitumen contents were as follows: indirect tensile strength test and triaxial repeated loading test. From an engineering point of view and regarding the parameters creep, void percentage and stability of hot and cold bituminous mixtures, influence of applied compaction effort was not significant since values obtained from the Marshall tests using both compaction efforts did not differ significantly.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMisturas betuminosaspor
dc.subjectMétodo Marshallpor
dc.subjectTriaxial de cargas repetidaspor
dc.subjectDeformação permanentepor
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectBituminous mixtureseng
dc.subjectMarshall methodeng
dc.subjectTriaxial repeated loadingeng
dc.subjectPermanent deformationeng
dc.subjectPavement surface applicationeng
dc.titleEstudo do comportamento mecânico de misturas betuminosas a frio e a quente para fins de pavimentação de viaspor
dc.title.alternativeStudy of the mechanical behavior of cold and hot bituminous mixtures for pavement surface applicationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212455U6por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Cláudio Henrique de Carvalho
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787491Y6por
dc.contributor.advisor-co2Lima, Dario Cardoso de
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781022U7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeotecnia; Saneamento ambientalpor
dc.publisher.programMestrado em Engenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOSpor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Alexandre Braz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787761H3por
dc.contributor.referee1Marques, Geraldo Luciano de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790Z1por
dc.contributor.referee2Silva, Reginaldo Carneiro da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761786T3por
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