Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5916
Tipo: Dissertação
Título: Identificación y control de pitch en producto final de la línea de producción de pulpa de eucalipto
Título(s) alternativo(s): Identificação e controle de pitch no produto final da linha de produção de polpa de eucalipto
Autor(es): Otth, Edison Humberto Durán
Primeiro Orientador: Oliveira, Rubens Chaves de
Primeiro coorientador: Regazzi, Adair José
Segundo coorientador: Gomide, José Lívio
Primeiro avaliador: Silva, Teresa Cristina Fonseca da
Segundo avaliador: Leite, Hélio Garcia
Resumo: El presente trabajo tuvo como objetivo investigar el efecto aglomerante del aluminio, sobre las sustancias contenidas en el licor negro del área de lavado de línea 1 de pulpa de eucalipto y la influencia de este metal en la formación de depósitos o pintas que se adhieren al producto final. Se realizaron ensayos de adición de sulfato de aluminio al licor negro del área de lavado, los que arrojaron como resultado un aumento en la formación de sólidos de carácter inorgánico. Al aumentar la dosificacion de Al2(SO4)3, la concentración de sílice y magnesio aumenta, pasando a ser estos los principales componentes del pitch artificial generado. Al comparar las concentraciones de los principales metales del pitch artificial con depósitos encontrados en la pared de un estanque de filtrado del área de lavado año 2005 y año 2011, se registro un aumento en las concentraciones de metales en los depósitos encontrados el 2011 en comparación con el año 2005, debido al largo periodo (2 años) sin mantención de la línea de producción a consecuencia del terremoto del 27 de febrero del 2010. Sin embargo, al comparar el depósito del año 2005 (periodo con operación y mantención normal) con el pitch artificial (muestra in situ) podemos apreciar la similitud de la concentración de los metales presentes. Lo que nos permite inferir que el modelo del pitch artificial simula la condición de proceso de un año normal. Se realizó un estudio de laboratorio en paralelo para disminuir el aluminio residual del agua industrial. Se utilizo un nuevo producto coagulante para la clarificación obteniendo una disminución promedio de 42% en el aluminio residual con el producto Eco 1024. Adicionalmente se realizo un balance económico para cambiar los reactivos tradicionales de clarificación del agua industrial, lo cual arrojo un ahorro anual de 117.420 US$.
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar o efeito dos coagulantes de alumínio sobre as substâncias presentes no licor negro fraco da área de lavagem da linha 1 de polpa de eucalipto, assim como a influência deste metal na formação de depósitos e sujidades que aderem ao produto final. Teste de adição de sulfato de alumínio no licor negro fraco da área de lavagem de polpa resultou em aumento na formação de sólidos de caráter inorgânico. Quando as doses de Sulfato de Aluminio-Al2(SO4)3 foram incrementadas, a concentração de sílica e magnésio também aumentou tornando-se os principais componentes gerados. Neste estudo as concentrações desses principais componentes encontrados nos tratamentos artificiais de pitch em laboratório e em depósitos nas paredes dos tanques da área de filtrados de 2005 e 2011 foram comparadas. Houve um aumento nas concentrações de metais nos depósitos encontrados em 2011 em relação a 2005 devido ao longo período (dois anos) sem a manutenção da linha de produção em consequência do terremoto de 27 de fevereiro de 2010. No entanto, comparando os depósitos em 2005 (no período de funcionamento normal e manutenção) com o tratamento experimental artificial de laboratório, observou-se a semelhança das concentrações de ambos os metais presentes. Isto nos permite inferir que o modelo empregado do tratamento artificial de pitch laboratorial simula perfeitamente bem a condição normal de produção de operação. Um estudo paralelo de laboratório foi conduzido para reduzir o residual de alumínio na água industrial. Neste estudo paralelo um novo produto coagulante foi utilizado na planta do processo de clarificação da água (ECO 1024). Os resultados mostraram uma redução média de 42% de concentração de alumínio residual na água industrial. Estas atividades adicionalmente incluíram um atrativo lucro financeiro para mudar o procedimento de clarificação da água industrial tradicional, gerando uma economia anual de US$117,420.00 quando o ECO 1024 é utilizado.
Palavras-chave: Pitch
Línea de producción
Pulpa de eucalipto
Pitch
Linha de produção
Polpa de eucalipto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::TECNOLOGIA E UTILIZACAO DE PRODUTOS FLORESTAIS::TECNOLOGIA DE CELULOSE E PAPEL
Idioma: spa
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Qualidade da madeira; Tecnologia de celulose e papel
Citação: OTTH, Edison Humberto Durán. Identificação e controle de pitch no produto final da linha de produção de polpa de eucalipto. 2011. 64 f. Dissertação (Mestrado em Qualidade da madeira; Tecnologia de celulose e papel) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5916
Data do documento: 20-Jul-2011
Aparece nas coleções:Tecnologia de Celulose e Papel

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.