Acervo Fotográfico do ACH-UFV Página inicial da comunidade Visualizar estatísticas

Código de Referência: 04.00.00.00
Título:Acervo Fotográfico do ACH-UFV
Data (s): 1922-2012
Nível de Descrição: 1 (Coleção)
Dimensão e Suporte: 5,25 metros lineares

Nome do Produtor (organizador da coleção)

Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa (ACH-UFV)

História Administrativa/Biografia

Ao longo de sua trajetória acadêmica, a Universidade Federal de Viçosa produziu uma quantidade significativa de documentos institucionais, dentre os quais as fotografias, que estão sob a guarda do Arquivo Central e Histórico da UFV (ACH-UFV). O fundo/coleção “Acervo fotográfico do ACH-UFV” conta com mais de dez mil unidades fotográficas já tratadas e organizadas, que podem servir ao conhecimento não só da história institucional, como também de histórias pessoais ou biográficas.

Através dessas fotografias, pode-se observar toda a trajetória da Instituição, desde os seus primeiros passos, ainda como ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), passando pela Uremg (Universidade Rural do Estado de Minas Gerais) até a UFV. Retratam o cotidiano das relações pessoais, institucionais, culturais e acadêmicas dos períodos que fizeram parte da história da Universidade, o que contribui para a conservação de sua memória, assim como retratam as interações entre a Instituição e a cidade de Viçosa.


Âmbito e Conteúdo

As fotografias referem-se a diversos momentos vividos pela Instituição em eventos variados. Nelas, encontramos registros das atividades do início da construção da Escola, dos primeiros operários, dos primeiros professores e dirigentes, ​dos primeiros alunos, das primeiras edificações, das atividades de ensino, extensão, experimentação, de exposições de produtos agrícolas, de cerimônias de colação de grau, de festas de formaturas, além de atividades culturais, artísticas e esportivas.


Sistema de Arranjo

A coleção encontra-se organizada em quatro Seções: Seção "Fotos da ESAV"; Seção "Fotos da Uremg"; Seção Fotos da UFV e Seção "Fotos de Viçosa".


Condições de Acesso

Sem restrições de acesso, desde que observados os cuidados necessários à preservação no manuseio das fotografias, bem como as normas para consultas de documentos do ACH-UFV.

Condições de Reprodução

Para preservar a referência das fotos disponibilizadas pelo ACH-UFV, criamos uma “marca d’agua” com os dizeres “ARQUIVO CENTRAL E HISTÓRICO DA UFV”. Garantindo o comprometimento com a honra e a imagem das pessoas e da Instituição, elaboramos um termo de responsabilidade que traduz todas as implicações administrativas e penais quanto ao uso inadequado das imagens, bem como aos danos administrativos e penais que tal prática pode acarretar.


Navegar

Subcomunidades desta comunidade

Fotos da ESAV

Acervo Fotográfico - Esav - Escola Superior de Agricultura e Veterinária