Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/7702
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física
Application of work methodology in cooperative group in physics education
Autor(es): Silva, Vanderlei Generoso da
Abstract: Este trabalho teve como expectativa avaliar a aplicação do método de grupo cooperativo no processo ensino aprendizagem da disciplina de Física para o ensino médio através da comparação do desempenho dos alunos em turmas com e sem metodologia de trabalho em grupos cooperativos e pela aplicação de um questionário para analisar as percepções dos alunos em relação à metodologia. Além disso, buscou-se compreender os aspetos gerais do trabalho em grupo cooperativo e produzir um manual que oriente a implementação dessa metodologia. Objetivou-se também aprofundar o conhecimento da metodologia do trabalho em grupo cooperativo bem como suas principiais modalidades de aplicação no contexto da sala de aula. Assim, essa técnica foi aplicada em duas turmas de segundo e duas do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, na cidade de Viçosa, MG. Outras quatro turmas, duas de primeiro e duas de segundo ano, foram usadas como turmas controle para a comparação. Os resultados obtidos mostram que a utilização desta metodologia traz resultados positivos. Em todas as turmas nas quais ela foi aplicada houve uma melhoria no desempenho dos alunos. Houve redução, entre 30 e 50 por cento, no número de alunos abaixo da média. Além disso, a análise do questionário mostrou uma grande aceitação da metodologia proposta.
This investigation was expected to assess the implementation of cooperative group method in the learning process of the Physics course for high school, by comparing the performance of students in classes with and without the methodology and applying a questionnaire to analyze the perceptions of students regarding the methodology. In addition, we sought to understand the general aspects of the work in cooperative groups and produce a manual to guide the implementation of this methodology. It also aimed to deepen the knowledge of cooperative group work methodology and its main implementing options in the context of the classroom. Thus, this technique was applied to two classes of second and two of the first year of high school at the State School Doutor Raimundo Alves Torres, in Viçosa, MG. Four other classes, two-first and two second year, were used as control groups for comparison. The results show that the cooperative group methodology brings positive results. We have observed an increase in student ́s performance for all classes where it has been applied. There was a reduction, between 30 and 50 percent, of the number of students below average. Besides that, analysis of the questionnaire has shown that the methodology is well accepted by the students.
Palavras-chave: Física (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
CNPq: Física
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Física Aplicada
Citação: SILVA, Vanderlei Generoso da. Aplicação da metodologia do trabalho em grupo cooperativo no ensino de física. 2015. 91f. Dissertação (Mestrado em Física Aplicada) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7702
Data do documento: 1-Set-2015
Aparece nas coleções:Física Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.