Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/19864
Tipo: Artigo
Título: A ouvidoria como mecanismo de participação social: o caso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Autor(es): Miranda, Mariele de Fátima Soares
Martins, Simone
Pinto, Tainá Rodrigues Gomide Souza
Pereira, Jansen Cardoso
Abstract: pesquisa classifica-se como qualitativa, tendo como principal fonte de dados os relatórios da ouvidoria da Anvisa. Como resultados, a ouvidoria estudada mostra por meio das estratégias de divulgação e de atendimento que reconhece a importância da participação cidadã na fiscalização dos serviços públicos e priva pela disponibilização de informações tempestivas e de qualidade, aumentando, assim, a confiabilidade. Entretanto, enfrenta desafios, para conscientizar e ampliar o uso deste mecanismo de participação, que passam pela ausência de estratégias mais populares.
The research is classified as qualitative, having as main data source the reports of the Ombudsman’s Office of Anvisa. As results, the ombudsman studied shows through the strategies of disclosure and service that recognizes the importance of citizen participation in the supervision of public services and deprives by the availability of timely and quality information, thus increasing reliability. However, it faces challenges to raise awareness and increase the use of this mechanism of participation, which go through the absence of more popular strategies.
Palavras-chave: Controle social
Ouvidorias
Participação Social
Editor: Revista de Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://www.cch.ufv.br/revista/sumario.php?id=32
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/19864
Data do documento: Jan-2017
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfTexto completo221,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.