Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/25669
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP-UFV na perspectiva dos discentes
Evaluation of the Professional Master's Program in Public Administration in National Network - PROFIAP-UFV from the perspective of the students
Autor(es): Assunção, Gabriel Gonçalves
Abstract: A qualidade no sistema de educação de um país é de fundamental importância para que esse obtenha o seu pleno desenvolvimento, seja socialmente, tecnologicamente ou economicamente. Para que essa importante área atinja resultados satisfatórios, é necessário que ocorra uma avaliação dos programas de ensino, de forma a obter um parecer acerca de sua capacidade de oferecer um bom serviço. Um curso pode ser avaliado de diversas maneiras, uma delas é através da análise daquele que possui uma visão mais aproximada do que acontece de fato dentro da sala de aula: o próprio estudante. O presente estudo buscou identificar a percepção dos discentes no que se refere à qualidade do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Foram entrevistados discentes do curso de Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP-UFV da turma de 2016 e coletados dados sócio-demográficos dos estudantes, expectativa e percepção dos mesmos em relação às dimensões de Tangibilidade, Confiabilidade, Presteza, Segurança e Empatia, avaliação de aspectos do curso, auto avaliação, avaliação da turma e questões discursivas. Os resultados representam que a coordenação do curso possui um grande desafio pela frente. Será necessário muito esforço para que os pontos insatisfatórios do curso sejam corrigidos. Apesar disso, o curso não obteve nenhuma avaliação abaixo da média, além de identificados diversos aspectos positivos, os quais devem ser mantidos e potencializados para atrair um corpo discente cada vez mais motivado e qualificado. Essa avaliação do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP-UFV na perspectiva dos discentes forneceu informações que servem de embasamento para que os gestores do curso elaborem um planejamento de estratégias.
The quality in a country's education system is of fundamental importance so that it achieves its full development, whether socially, technologically or economically. For this important area to achieve satisfactory results, it is necessary that an evaluation of the educational programs takes place, in order to obtain an opinion about its capacity to offer a good service. A course can be evaluated in several ways, one of them is through the analysis of the one that has a closer view of what actually happens within the classroom: the student himself. The present study sought to identify students' perceptions regarding the quality of the Professional Master Course in Public Administration in National Network (PROFIAP). Students of the PROFIAP-UFV Professional Master Course in Public Administration of the 2016 class were interviewed and their socio-demographic data were collected, their expectations and perceptions in relation to the dimensions of Tangibility, Reliability, Promptness, Security and Empathy, evaluation of the aspects of the course, self- assessment, class evaluation, and open-ended questions. The results represent that the coordination of the course has a great challenge ahead. It will be necessary a lot of effort to correct the unsatisfactory points of the course. In spite of this, the course did not obtain any evaluation below the average, in addition to identifying several positive aspects, which must be maintained and strengthened to attract an increasingly motivated and qualified student body. This evaluation of the PROFIAP-UFV Professional Master Course in Public Administration in National Network in the perspective of the students provided pieces of information that will provide a basis for the managers of the course to elaborate a strategy planning.
Palavras-chave: Mestrado Profissionalizante
Avaliação de Programa
Perspectiva dos Discentes
CNPq: Administração
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: ASSUNÇÃO, Gabriel Gonçalves. Avaliação do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP-UFV na perspectiva dos discentes. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/25669
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.