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Tipo: Dissertação
Título: Desafios do trabalho com a Autoavaliação Institucional participativa em Universidades Federais brasileiras
Challenges of work with participative Institutional Self-evaluation in Brazilian Federal Universities
Autor(es): Lima, Naiany Gabrielle Pereira
Abstract: Considerando a importância da Autoavaliação Institucional para o desenvolvimento da qualidade de ensino, pesquisa, extensão e gestão, investigou-se como maximizar a participação dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo no processo avaliativo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os objetivos foram identificar como universidades federais sensibilizam as comunidades universitárias sobre a importância desse processo avaliativo e verificar quais são os instrumentos e meios de divulgação utilizados. A análise de conteúdo dos relatórios publicados pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) evidenciou como estratégias de sensibilização a destinação de recursos financeiros para as demandas indicadas nas avaliações e a realização de eventos e reuniões nas unidades acadêmicas e administrativas para dar visibilidade à temática e apresentar os resultados das consultas. Também revelaram como modelo de instrumentos a aplicação de questionários online divididos em blocos ou a utilização de perguntas formuladas especificamente para cada segmento da comunidade universitária. Em relação à divulgação, verificou-se o predomínio do envio de e-mails e publicações nos sites oficiais das universidades. Portanto, conclui-se que é recomendável ampliar o número de membros da comissão responsável pela Autoavaliação Institucional para possibilitar a execução de ações de sensibilização, construir instrumento de pesquisa conciso e utilizar os resultados da avaliação como ferramenta de gestão.
Considering the importance of the Institutional Self-Assessment for the development of the quality of teaching, research, extension and management, it was investigated how to maximize the participation of the teaching, student and technical-administrative segments in the evaluation process of the Universidade Federal de Viçosa (UFV). The objectives were to identify how federal universities sensitize university communities about the importance of this evaluation process and to verify what are the instruments and means of disclosure used. The content analysis of the reports published by the Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) and Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) showed as strategies of sensitization the allocation of financial resources to the demands indicated in the evaluations and the holding of events and meetings in the academic and administrative units to give visibility to the theme and to present the results of the consultations. They also revealed as an instrument model the application of online questionnaires divided into blocks or the use of questions formulated specifically for each segment of the university community. In relation to the disclosure, it was verified the predominance of the sending of e-mails and publications in the official sites of the universities. Therefore, it is concluded that it is advisable to increase the number of members of the committee responsible for Institutional Self-Assessment to enable the implementation of awareness-raising actions, construct a concise research tool and use the results of evaluation as a management tool.
Palavras-chave: SINAES
Autoavaliação Institucional
Universidades Federais
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: LIMA, Naiany Gabrielle Pereira. Desafios do trabalho com a Autoavaliação Institucional participativa em Universidades Federais brasileiras. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26503
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Administração - Mestrado Profissional

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