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Tipo: Dissertação
Título: 2018 e suas memórias: a Educação e as diferenças no Brasil contemporâneo
2018 and its memories: Education and differences in contemporary Brazil
Autor(es): Sousa, Júlia Severiano de
Abstract: Essa dissertação de mestrado visa compreender como o ano de 2018 nos auxilia a problematizar as diferenças e a Educação no Brasil contemporâneo. Para isso, lança mão de uma compreensão da Educação como gesto de aprendizado no espaço público, de profunda conexão com um gesto histórico e comunicacional; e das diferenças enquanto conceito mobilizador de aspectos cruciais de e para nossas relações sociais. Para dar conta da construção de sua proposta, o trabalho apoia-se na cartografia como movimento metodológico que, não estando circunscrito a uma suposta coleta de campo e de dados, se estende por todo o processo de construção do trabalho. Orientado por essa metodologia de pesquisa, o desenvolvimento desse documento – que se organiza em cinco partes que, por não se esgotarem em si mesmas, constituindo uma fração argumentativa de um todo suposto, são chamados de Fragmentos – consiste em: um Fragmento Introdutório, que apresenta o ponto de partida desse texto, com suas origens e suas motivações; o Primeiro Fragmento, que apresenta suas bases teórico-metodológicas; o Segundo Fragmento, que, através de discussões conceituais, explora possibilidades interpretativas sobre o que nos referimos como Brasil contemporâneo; o Terceiro Fragmento, que explicita os achados empíricos dessa investigação através da mobilização de fios argumentativos e o Fragmento Final, que discute para onde as considerações aqui feitas nos levam. Palavras-chave: Memórias. Educação. Diferenças. Brasil. Contemporaneidade.
This master's thesis aims to understand how the year 2018 helps us discuss differences and Education in contemporary Brazil. For this, it makes use of an understanding of Education as a gesture of learning in the public space, one with deep connection with a historical and communicational gesture; and differences as a mobilizing concept for crucial aspects both of and for our social relations. To build this proposal, the work is based on cartography as a methodological movement that, not being limited to a supposed field and data collection, extends throughout the process of construction of this entire text. Guided by this research methodology, the development of this document – which is organized into five parts that, considering that each one, as an idea, do not end in themselves, constitute an argumentative fraction of a supposed whole, are called Fragments – consists of: an Introductory Fragment, which presents the starting point of this text, with its origins and motivations; the First Fragment, which presents its theoretical and methodological bases; the Second Fragment, which, through conceptual discussions, explores interpretive possibilities about what we refer to as contemporary Brazil; the Third Fragment, which explains the empirical findings of this investigation through the mobilization of argumentative threads and the Final Fragment, which discusses where the considerations made here take us. Keywords: Memories. Education. Differences. Brazil. Contemporaneity.
Palavras-chave: Educação - Aspectos sociológicos - Brasil
Multiculturalismo
Memória coletiva
O Contemporâneo
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: SOUSA, Júlia Severiano de. 2018 e suas memórias: a Educação e as diferenças no Brasil contemporâneo. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28098
Data do documento: 15-Dez-2020
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