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Tipo: Dissertação
Título: Escola da Ponte, educação e autonomia: uma investigação sobre a gestão de metodologias ativas e formação de professores no contexto brasileiro
Escola da Ponte, education and autonomy: an investigation on the management of active methodologies and teacher training in the Brazilian context
Autor(es): Gilbert, Anmaly Natália Miguel Monteiro
Abstract: Na presente dissertação, realiza-se uma discussão relevante para o contexto educacional contemporâneo, englobando o seguinte problema de pesquisa: como ocorre o processo de formação de professores que buscam a autonomia dos estudantes, sob o olhar da gestão e com inspiração na pedagogia da Escola da Ponte em duas instituições do Brasil? Como objetivo geral, visa-se apresentar duas instituições brasileiras – Escola Maria Peregrina e APOV –, que adotam metodologias ativas e promovem a formação dos professores voltada para a autonomia e para a aprendizagem das crianças. Para tanto, baseia-se em John Dewey e Paulo Freire, entre outros autores, para discutir experiências educacionais que buscam estimular a autonomia de crianças e adolescentes. Nesta pesquisa, estão presentes três instituições de ensino: a Escola da Ponte, em Portugal; a Escola Maria Peregrina, em São José do Rio Preto (SP), e uma instituição não formal de educação, a APOV, situada em Viçosa (MG). A partir de entrevista com os gestores dos estabelecimentos de ensino brasileiros, foi possível compreender o funcionamento da Escola Maria Peregrina e da APOV, bem como a formação oferecida aos professores, pela sua metodologia baseada na individualidade e na autonomia de todos os sujeitos presentes nesses contextos. Assim, é possível afirmar que novas experiências pedagógicas estão surgindo e se tornando realidade, inclusive no âmbito público. Palavras-chave: Autonomia. Formação de Professores. Metodologias Ativas.
In this dissertation, a relevant discussion is held for the contemporary educational context, encompassing the following research problem: how does the process of teacher training that seeks the autonomy of students, under the eyes of management and inspired by the pedagogy of the Escola da Ponte in two institutions in Brazil? As a general objective, the aim is to get to know two Brazilian institutions – Escola Maria Peregrina and APOV –, which adopt active methodologies and promote teacher training focused on children's autonomy and learning. To this end, it is based on John Dewey and Paulo Freire, among other authors, to discuss educational experiences that seek to stimulate the autonomy of children and adolescents. In this research, three educational institutions are present: Escola da Ponte, in Portugal; the Maria Peregrina School, in São José do Rio Preto (SP), and a non-formal educational institution, APOV, located in Viçosa (MG). From an interview with the managers of Brazilian educational establishments, it was possible to understand the functioning of the Maria Peregrina School and APOV, as well as the training offered to teachers, due to their methodology based on the individuality and autonomy of all the subjects present in these contexts. Thus, it is possible to affirm that new pedagogical experiences are emerging and becoming reality, including in the public sphere. Keywords: Autonomy. Teacher Training. Active Methodologies.
Palavras-chave: Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: GILBERT, Anmaly Natália Miguel Monteiro. Escola da Ponte, educação e autonomia: uma investigação sobre a gestão de metodologias ativas e formação de professores no contexto brasileiro. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28548
Data do documento: 17-Fev-2020
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