Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29088
Tipo: Dissertação
Título: Do campo à universidade: análise das trajetórias acadêmicas de jovens oriundos do meio rural
From the field to the university: analysis of the academic trajectories of young people from the rural environment
Autor(es): Domingos, Magna Rita Arcanjo
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi compreender as transformações do modo de vida dos jovens oriundos do meio rural por meio das suas trajetórias acadêmicas. Especificamente, pretendeu-se observar as possíveis mudanças no modo de vida dos jovens do campo influenciadas pelo convívio no espaço acadêmico em função dessa nova sociabilidade e deslocamento, além de avaliar as trajetórias acadêmicas dos jovens rurais e as dinâmicas do seu modo de vida de maneira geral. Partiu-se das seguintes hipóteses: 1) Os jovens rurais esbarram em vários obstáculos, tais como os fatores econômicos, espaciais, culturais e sociais, dificultando ainda mais a continuidade dos estudos; 2) Que o jovem do campo muda o modo de ser e de agir, tanto pelas experiências vivenciadas durante a vida acadêmica, quanto pelo fato de deixarem o campo para ir morar na cidade; e 3) Que alguns jovens do campo têm que conciliar os estudos com o trabalho para se manterem no ensino superior. Empregou- se nesta investigação, uma pesquisa de campo desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, uma vez que ela se torna mais adequada aos objetivos do estudo. Como instrumentos de coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os estudantes e egressos que se constituem público-alvo deste trabalho. Comparando as trajetórias dos jovens aqui apresentados percebe-se que eles têm em comum o fato de serem filhos de agricultores e de terem superado os pais no que se refere ao grau de estudo. Todos são oriundos de escolas públicas e encontraram dificuldades durante suas trajetórias escolares e acadêmicas. Destacaram que uma das maiores dificuldades na universidade foi em acompanhar os conteúdos e adaptar a metodologia dos professores tendo lacunas de aprendizagem dos conteúdos em decorrência de um ensino básico de pouca qualidade. Outras dificuldades apontadas pelos sujeitos de pesquisa no ensino superior recaem sobre as pressões econômicas, tendo a necessidade de conciliar o curso de graduação com trabalho remunerado, bem como a questão cultural, uma vez que se viram em uma nova realidade. Com base na análise dos dados obtidos nas entrevistas, concluiu-se que os jovens do campo que ingressam no ensino superior estão em constante mudança no modo deagir e de pensar, devido às variadas experiências que acontecem no espaço acadêmico. Assim, a construção da identidade da juventude rural é um processo contínuo e perpétuo, e em constante mudança do “eu” individual, influenciadas pelo coletivo e pelas formas simbólicas que ligam o ser social e sua condição existencial aos outros grupos sociais e práticas culturais, em vários contextos do espaço geográfico. Palavras-chave: Juventude do campo. Ensino Superior. Trajetória Acadêmica.
The objective of this research was to understand the transformations of the way of life of young people from rural areas through their academic trajectories, but specifically it is intended to understand the dynamics of the way of life in the field, observe the possible changes in the ways of life of young people in the countryside influenced by the interaction in the academic space due to this new sociability and displacement and evaluate the academic trajectories of rural youth. The following hypotheses were based: 1) Rural youth run into various barriers, such as economic, spatial, cultural and social, making it even more difficult to continue their studies; 2) That the young people of the field change the way of being and acting, both for the experiences experienced during academic life, and for the fact that they leave the field to live in the city; and 3) That some young people in the field have to reconcile their studies with work in order to remain in higher education. In this research, a field research developed through the qualitative approach was used, since it becomes more appropriate to the objectives of the study. As data collection instruments, semi-structured interviews were conducted with students and graduates who constitute a target audience of the work. Comparing the trajectories of the young people presented here, it is perceived that they have in common the fact that they are children of farmers and have surpassed their parents in terms of the degree of study. All of them come from public schools and encounter difficulties during their school trajectories and also during the academic trajectory. They highlighted that one of the greatest difficulties in the university was in monitoring the contents and adapting the methodology of teachers having learning gaps in the contents due to a low quality basic education. Other difficulties pointed out by research subjects in higher education, some fall more on economic pressures, having the need to reconcile the undergraduate course with paid work, the cultural issue. Based on the analysis of the data obtained in the interviews, it was concluded that the young people in the field who enter higher education are constantly changing the way they act and think, due to the varied experiences that take place in the academic space. Thus, the construction of the identity of rural youth is a continuous and perpetual process, andconstantly changing the individual "I", influenced by the collective and symbolic forms, which link the social being and its existential condition, to other social groups and cultural practices, in various contexts of the geographical space. Keywords: Youth of the field. Higher Education. Academic Trajectory.
Palavras-chave: Juventude rural
Ensino superior
Rendimento escolar
CNPq: Geografia Humana
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Geografia
Citação: DOMINGOS, Magna Rita Arcanjo. Do campo à universidade: análise das trajetórias acadêmicas de jovens oriundos do meio rural. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2021.251
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/29088
Data do documento: 29-Set-2021
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